Workshop

Sectec promove workshop sobre danos causados pela corrosão

A ação corrosiva causa acidentes e danifica patrimônios públicos e estraga equipamentos.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h16

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, e Ensino Superior (Sectec), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), realizará nesta sexta-feira (5), o II Workshop "Prevenção e Controle da Corrosão: Novos Desafios", no Stop Way Hotel, na Lagoa da Jansen.

Considerada uma das maiores ameaças à construção civil, a ação corrosiva causa acidentes e danifica patrimônios públicos, estraga equipamentos industriais e sistemas de transportes, constituindo assim, uma ameaça ao desenvolvimento e pondo vidas em risco. Pensando nisso, o Governo do Estado, por meio da Sectec, dá continuidade aos trabalhos realizados no ano passado, com palestras, ensaios e debates sobre como resolver os entraves provenientes da ação corrosiva na indústria e engenharia.

O workshop trará a São Luís especialistas nacionais no assunto, tais como: Idalina Vieira Aoki, do departamento de Engenharia Química da Universidade de São Paulo (USP); Isabel Cristina Pereira Margarit-Mattos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Oscar Rosa Mattos, professor da UFRJ; e o Aldo Cordeiro Dutra, engenheiro mecânico graduado pela Escola Nacional de Engenharia, da Universidade do Brasil, hoje UFRJ, que por mais de 20 anos foi o responsável pelas pesquisas na área de Corrosão da Petrobrás e, atualmente, é assessor da Presidência do Inmetro.

A abertura do evento será feita pela secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rosane Guerra, e contará, também, com a presença de pesquisadores maranhenses ligados à área de estudos da corrosão: os professores Francisco Sávio Sinfrônio (UFMA), Osvaldo Saavedra e Messias Nicodemus (Sectec), Auro Atsushi Tanaka (UFMA) e Silvio Rogério de Freitas Batista (IFMA).

O objetivo do evento é incentivar o intercâmbio de conhecimentos entre o setor industrial e pesquisadores da área, além de divulgar informações a respeito da corrosão e das mais variadas formas de prevenção e combate. O workshop é direcionado a profissionais da área e faz parte do plano de ações do projeto de implantação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Corrosão no Maranhão, resultado do acordo de colaboração celebrado entre a Sectec e o Inmetro.

Para mais informações sobre o II Workshop "Prevenção e Controle da Corrosão: Novos Desafios", os interessados podem entrar em contato com a Sectec por meio do telefone (98) 3227 5567, ou pelo e-mail rafaelkezada@gmail.com.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.