Neste sábado

Dia da Agricultura Familiar será realizado em Anajatuba

Evento é oportunidade aos pequenos e médios produtores para obter conhecimentos.

Imirante, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h32

SÃO LUÍS - Aproximadamente 600 agricultores familiares anajatubenses e outros nove municípios do Território Vale do Itapecuru participarão, amanhã (1º), em Anajatuba, na região do Baixo Itapecuru, de mais uma edição municipal do Dia da Agricultura Familiar. Realizado consecutivamente há seis anos, o evento ocorre das 7h às 16h, no Clube Bil (Centro).

De acordo com dados da Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente (Seagri) de Anajatuba, em torno de 74% da população do município – estimada em mais de 25 mil habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - vivem no campo e tiram o seu sustento da pesca artesanal, do extrativismo vegetal, do cultivo de produtos agrícolas (arroz, milho, feijão, mandioca, cupuaçu) e da pequena criação de animais (bovinos, caprinos, ovinos, abelhas, galinhas caipiras).

Atividades

A programação do evento este ano será aberta às 8h, pelo prefeito Nilton Lima. Às 9h tem início o ciclo de palestra: Sistema de Produção do Açaí BRS-Pará, ministrada pela engenheira agrônoma e pesquisadora Socorro Padilha da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental - Belém). Às 10h, o secretário de agricultura de Anajatuba fará uma exposição das ações do setor no município.

Ainda na parte da manhã, Gilson Holanda - do Herbário Paz e harmonia, em São Luís, apresenta o tema: Plantas medicinais; e José Maria Conde Arnais, fala sobre os sistemas “Quintais Produtivos”.

O ciclo de palestras reinicia às 13h30 com a participação do professor doutor Maurício Bezerra (Biólogo e Consultor do Sebrae Maranhão) sobre a "Importância da Criação de abelha para o município de Anajatuba".

Feira da Agricultura

O Dia da Agricultura Familiar anajatubense é, também, uma oportunidade dada às famílias do campo de comercialização das suas produções agrícolas, na Feira da Agricultura Familiar (também em sua 6ª edição) - que acontece simultaneamente em um espaço paralelo ao das palestras.

Mel, hortaliças, animais, doces, compotas e peças de artesanato são alguns exemplos de produtos que serão colocados à venda.

A novidade da feira esse ano ficará por conta da disponibilização para a venda a um custo muito baixo (apenas R$ 2, cada) de 500 mudas do açaí BRS /Pará – uma espécie precoce da planta, que começa a produzir com três anos (ao atingir 1,20 m de altura), enquanto o tipo comum do açaí leva o dobro do tempo. As espécies são da Fazenda Arari.

Exitoso em todas as suas edições, a realização do 6º Dia da Agricultura Familiar anajatubense é apoiado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Sedagro), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Nordeste, Bradesco, Embrapa Cocais e algumas empresas do setor privado, tais como o Laticínios São José (Itapecuru), a casa Rural, CDN Móveis e Ótica Ruanda - ambos empreendimentos anajatubenses.

Público

Além dos agricultores, o evento deve atrair para Anajatuba outros públicos, como os 25 alunos e professores do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com presenças já confirmadas.

São esperados também representantes das secretarias e órgãos parceiros; prefeitos, secretários municipais de Agricultura e representantes de Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e de associações de pequenos e médios produtores do campo - todos de municípios do Vale do Itapecuru; Universidade Estadual do Maranhão e outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.