Comissão aprova regra para conserto de produto defeituoso

Atualizada em 27/03/2022 às 14h12

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou, na quarta-feira passada (8), o Projeto de Lei 5667/05. De acordo com o texto, o produto que apresentar defeito durante o período de garantia será encaminhado à assistência técnica pela empresa que o revendeu. A proposta, do deputado Ivo José (PT-MG), determina que o responsável pela assistência cobrirá os custos da remessa.

O relator na Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Alex Canziani (PTB-PR), foi favorável ao projeto por entender que o consumidor tem direito à assistência. "Quando ocorre um defeito do bem durável, é justo que o custo de transporte não seja arcado pelo consumidor, a parte mais vulnerável na transação", disse Canziani.

O parecer é contrário ao relatório do deputado Osório Adriano (PFL-DF), que pediu a rejeição da proposta e foi aprovado anteriormente na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. "Os casos apontados como fundamento para a rejeição do projeto são situações muito específicas, exceções mesmo à premissa da vulnerabilidade do consumidor", argumentou Canziani.

Tramitação

O projeto ainda será examinado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ir a Plenário.

Com Informações da Agência Câmara

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.