Ceste cadastra empresas no Maranhão e Tocantins

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h14

SÃO LUÍS - O Consórcio Estreito Energia (CESTE), por meio da Andrade & Canellas, consultoria responsável pelo Gerenciamento das Obras do Reservatório da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito), começa a cadastrar empresas do Maranhão e Tocantins, interessadas em fornecer produtos e serviços para a implementação de obras para a empresa. O cadastro deve ser feito por meio do preenchimento de um formulário padrão, chamado de “Cadastro de Fornecedores”, disposto no site (www.andradecanellas.com.br), no link UHE Estreito.

No formulário, que consiste em uma verificação de aptidão do potencial fornecedor, serão avaliados os dados da empresa, suas referências comerciais e bancárias. Podem cadastrar-se empresas de pequeno, médio e grande porte, que estejam em dia com suas obrigações fiscais. As informações prestadas serão avaliadas pela A&C, que formatará um banco de dados com a relação das empresas aptas a prestar serviços solicitados pelo CESTE, especialmente para as obras do reservatório da hidrelétrica. O cadastro visa aumentar a participação das empresas locais no fornecimento dos serviços.

As obras mencionadas, que estão previstas no Plano Básico Ambiental (PBA) do empreendimento, terão início após a liberação da Licença de Instalação (LI), a ser concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

As empresas a serem contratadas para o fornecimento de produtos e serviços, terão de cumprir rigorosas exigências relativas à saúde e segurança do trabalho e ao controle ambiental decorrente de suas atividades, vez que questões relativas a Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) são elementos primordiais para o empreendimento, inerentes à cultura institucional do CESTE.

O fornecimento de serviços por parte de empresas locais deverá impulsionar as economias regionais, gerar emprego e renda e contribuir para o desenvolvimento dos estados abrangidos pela UHE Estreito. Entre os serviços que poderão ser prestados por empresas do Maranhão e Tocantins estão: engenharia, construção civil, serviços em geral, comércio (incluindo fornecimento de bens, compras de rotina, limpeza, etc).

Na área de construção civil, serão necessários profissionais com formação diversa, o que sinaliza uma maior oferta de vagas de emprego para serviços nas obras do reservatório, conforme mencionado. No que se refere à obra de construção da hidrelétrica, esta será realizada por empresa de construção pesada de grande porte, não sendo possível contratação direta de empresas locais, o que não significa que serviços pertinentes não possam ser subcontratados, sem interferência do CESTE.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.