Após defeitos

Casa da Moeda retoma impressão de passaportes

Técnicos constataram defeito na impressão em item de segurança da página da fotografia.

Vitor Abdala / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
Técnicos constataram defeito na impressão em item de segurança da página da fotografia.
Técnicos constataram defeito na impressão em item de segurança da página da fotografia. (Marcos Santos / USP Imagens)

RIO DE JANEIRO - A Casa da Moeda retomou na noite de ontem (28) a impressão de passaportes. O órgão parou de imprimir os documentos na quinta-feira (22) por uma semana, depois que técnicos constataram um defeito na impressão: um item de segurança da página da fotografia, que deveria ser impresso em tinta invisível (que só é vista com luz ultravioleta), estava aparecendo a olho nu.

A Casa da Moeda informou que, apesar de não comprometer a segurança do passaporte, a impressão errada estava interferindo no local onde fica a fotografia do cidadão, o que poderia causar transtornos aos viajantes brasileiros em viagens internacionais. Cerca de 50 mil documentos deixaram de ser impressos no período.

Para compensar a interrupção, a Casa da Moeda vai funcionar 24 horas por dia e também no próximo final de semana. O órgão acredita que, em até sete dias, a produção de passaporte será normalizada.

Em nota, a Polícia Federal (PF) informou que, devido ao problema na Casa da Moeda, haverá atraso na entrega dos documentos. Em casos urgentes e devidamente justificados, a PF emitirá passaportes de emergência. Nove mil pessoas são atendidas, por dia, pelo setor de passaportes do órgão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.