IRPF 2013

Saiba o que fazer se você estiver na malha fina da Receita Federal

Órgão libera, nesta semana, consultas ao sétimo e último lote do IRPF 2013.

Maurício Araya / <b>Imirante.com</b>

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS – A Receita Federal deve liberar, nesta terça-feira (10), as consultas ao sétimo e último lote do Imposto Pessoa Física de Renda (IRPF) 2013. Para fazer a consulta, basta o contribuinte acessar a página eletrônica da Receita Federal na internet, ou ainda, pelo Receitafone (146, opção 3) e via aplicativo para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. As restituições, segundo o órgão, serão pagas no dia 16 de dezembro. Quem declarou e não apareceu em nenhum dos lotes, caiu, automaticamente, na malha fina do "Leão".

"Hoje vai ser liberada a consulta, para que o contribuinte verifique se a declaração dele foi liberada, se ele vai ter direito a receber a restituição ou se ele vai ter que esperar um pouquinho mais", afirmou o delegado-substituto da Receita Federal em São Luís, Paulo Mendes de Araújo, em entrevista ao Imirante.com. Conforme as retificações, a Receita Federal seguirá com os pagamentos de restituições em 2014. "Nós vamos liberar o último lote deste ano, mas, ao longo do ano que vem, nós vamos continuar. À medida que for liberando as restituições, as declarações, a gente vai continuar pagando. Então, janeiro, fevereiro, marco... a gente vai continuar pagando", completa – ouça a entrevista na íntegra.

No Maranhão, 18 mil contribuintes estão na malha fina, de acordo com o delegado-substituto. Referente ao período de 2008 a 2012, cinco mil contribuintes já foram notificados, mas, ainda, não regularizaram sua situação no órgão. Grande parte desses contribuintes entrou na malha fina por omissão de rendimentos e inclusão de dados errados sobre despesas médicas.

Ainda segundo Paulo Mendes de Araújo, neste ano, pelo menos 3,3 mil contribuintes tiveram impostos a pagar, o que totalizou R$ 18 milhões devidos à Receita Federal.

Malha fina

"Na hora em que ele (o contribuinte) faz a consulta, ele já tem a informação se o dinheiro foi creditado. Se não foi, é bom ele fazer uma verificação sobre como é que está a declaração dele. Aí, ele vai saber se ele caiu em malha, e por que motivo ele caiu em malha", explica o delegado-substituto. Para fazer a verificação, o contribuinte deve acessar o sistema "e-CAC", também, pela internet.

Quem entrou na malha fina por algum erro na declaração, tem uma alternativa: pode corrigir a declaração, enviando uma declaração retificadora por meio do programa do IRPF 2013. Caso tenha certeza sobre os dados enviados ao órgão, o contribuinte pode reunir os documentos que provem os dados e se dirigir à Receita Federal, antecipadamente ou após ser intimado pelo órgão.

Nota da redação: matéria alterada às 12h21 (horário local) para atualização de informações. Anteriormente, o Imirante.com informava que a consulta ao último lote do IRPF 2013 seria liberado ainda nesta segunda-feira (9). O prazo foi alterado pela Receita Federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.