Apoio à pesquisa

Programa de incentivo à iniciação científica prorroga inscrições

Serão concedidas até 11 mil bolsas a estudantes de graduação de universidades federais. Inscrições "on-line" até 6 de julho.

Imirante.com, com informações da Capes

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

SÃO LUÍS – As inscrições para o programa de incentivo à iniciação científica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que concede bolsas a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em nível de graduação, foram estendidas até o dia 6 de julho. Os estudantes interessados deverão realizar sua inscrição, exclusivamente, pela "internet".

A seleção será realizada mediante aplicação de prova seletiva, que mantêm a data no dia 14 de setembro, com início às 13h, horário oficial de Brasília (DF), nas unidades da federação em que houver instituições que aderiram ao programa, com a duração máxima de quatro horas e 30 minutos.

A prova será objetiva, de conhecimentos gerais (exatas e humanas), composta por questões de múltipla escolha, a ser realizada em um dos campi da instituição do candidato. As instituições ficarão responsáveis pela disponibilização dos espaços para a realização da prova.

Serão concedidas até 11 mil bolsas de iniciação científica. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente das notas obtidas na prova seletiva.

Como se inscrever

O estudante deve realizar a inscrição informando um endereço de "e-mail" e número de telefone celular válidos. É preciso inserir uma senha para acesso posterior ao sistema, preencher o formulário disponível e verificar se a inscrição foi concluída com sucesso.

O número de inscrição e a senha são de uso pessoal e indispensáveis para o acompanhamento do processo, e necessários para obtenção dos resultados individuais via "internet".

Requisitos

Dentre os requisitos para a candidatura dos estudantes estão:

Ter concluído o ensino médio no final de 2012 ou 2013 e ter ingressado na primeira graduação no segundo semestre de 2013 ou no primeiro semestre de 2014;

– Não possuir vínculo empregatício;

– Não acumular a bolsa do programa com bolsas de estudos de outros programas da Capes ou do CNPq ou de outras instituições nacionais ou internacionais;

– Não estar em débito, de qualquer natureza, com a Capes, CNPq ou outras agências ou instituições de fomento à pesquisa.

Obrigatoriedades

É preciso que o bolsista se dedique às atividades obrigatórias no plano de trabalho, durante a vigência da bolsa. Além disso, o contemplado deve participar das atividades complementares oferecidas pela instituição, como eventos e palestras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.