Cursos

ANA reabre cursos sobre uso sustentável de recursos hídricos

Planalto, com informações da ANA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

BRASÍLIA - A Agência Nacional de Águas (ANA) decidiu fazer duas novas capacitações em três cursos gratuitos a distância: "Cuidando das Águas", "Caminho das Águas" e "Água na Medida Certa". A agência já havia oferecido, neste mês, mil vagas para estes cursos, que tiveram 4.273 alunos inscritos. Com o reagendamento, todos os inscritos poderão ser atendidos.

Os cursos abordam conceitos ligados ao uso sustentável dos recursos hídricos e têm um objetivo em comum, que é levar à sociedade conhecimentos sobre a gestão de tais recursos no Brasil.

Tanto o "Água na Medida Certa" (1.296) quanto o "Caminho das Águas" (1.401 inscritos) começarão em 19 de agosto, mas o término está previsto respectivamente para 8 e 15 de setembro. O começo de ambas as capacitações estava marcado para 29 de julho, data que foi mantida para o começo do curso "Cuidando das Águas" (1.576 inscritos), que vai até 1º de setembro.

Os três cursos são estruturados através da navegação sequencial entre os módulos para facilitar a aprendizagem dos alunos. Enquanto o "Cuidando das Águas" e o "Caminho das Águas" possuem uma carga de 40 horas, o "Água na Medida Certa" tem 20 horas.

Os alunos receberão e-mail com os procedimentos para efetivar a participação. Aqueles que tiverem pelo menos 60% de aproveitamento nas atividades receberão certificado.

Tanto a capacitação "Caminho das Águas" quanto a "Água na Medida Certa" são inéditas. A primeira visa a promover a educação e a conscientização da sociedade a partir de práticas e conceitos e relacionados aos recursos hídricos. Por sua vez, a "Água na Medida Certa" tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre recursos hídricos a partir de reflexões sobre conceitos e informações a respeito da disponibilidade, distribuição e quantidade de água no planeta.

O curso "Cuidando das Águas" está em sua segunda edição e tem o objetivo de fazer com que os alunos reflitam sobre a responsabilidade no uso sustentável da água e sobre as possibilidades de melhoria da qualidade dos recursos hídricos a partir da cooperação com setores usuários de água, organizações não governamentais, governos e entidades de meio ambiente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.