Covid-19

Desobrigação do uso de máscara em locais abertos já é viável no Maranhão, apontam especialistas

Número de casos ativos da Covid-19 no Estado é um dos mais baixos desde o início da pandemia.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 26/03/2022 às 19h14
Em São Luís, mais de 1,5 de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas na população.
Em São Luís, mais de 1,5 de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas na população. (Foto: Divulgação/Seinc)

SÃO LUÍS – O Maranhão vive uma queda significativa nos números da Covid-19 há mais de dois meses. O cenário positivo faz com que especialistas já falem em aumento das flexibilizações, como a desobrigação do uso de máscara em locais abertos.

Leia também: Maranhão registra uma morte e 22 casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado nessa segunda-feira (1º), o número de casos ativos da doença no Maranhão é de 5.810, considerado um dos mais baixos desde o início da pandemia.

Segundo o médico epidemiologista, Antônio Augusto Moura, dois fatores influenciam nesses dados de redução do número de casos ativos da Covid-19 no Maranhão. “O primeiro fator é que nós tivemos uma segunda onda da pandemia muito forte. Então, muita gente foi acometida pela Covid-19, ficou doente e desenvolveu uma proteção temporária. Isso junto com a vacinação, cuja cobertura para as duas doses já se elevou bastante, está fazendo com que a transmissão da Covid-19, agora, neste momento, esteja em níveis considerados pré-epidêmicos, ou seja, bem baixos”, explicou o médico.

A médica infectologista, Maria dos Remédios Branco, afirma que, com o avanço da vacinação na capital maranhense, por exemplo, onde mais de 700 mil pessoas já receberam as duas doses da vacina, pode ser feita a flexibilização de algumas medidas restritivas, como o uso de máscaras em locais abertos. “Outra medida que poderia ser adotada, é a exigência do comprovante de vacinação para que a pessoa pudesse adentrar a locais fechados”, diz a especialista.

Vacinação em São Luís

A vacinação contra a Covid-19 na capital maranhense segue avançando. De acordo com dados do ‘Vacinômetro’, feito e atualizado pela Prefeitura de São Luís, 1.575.572 doses de vacinas já foram aplicadas. Desse total, 800.915 pessoas receberam a primeira dose, 706.680 a segunda e 67.977 tomaram a dose de reforço.

Ainda segundo a Prefeitura de São Luís, com dados atualizados nessa segunda-feira, a taxa de vacinação na cidade está em 90,31%. O total de doses recebidas pelo município foi de 1.744.579 (incluindo segundas doses que aguardam o dia da aplicação).

Coronavírus no Maranhão

O mais recente boletim epidemiológico da SES mostra que o Maranhão tem 10.238 mortes e 361.099 casos confirmados de Covid-19. De acordo com a SES, foram contabilizados um óbito e 22 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no Estado, sendo duas na Grande Ilha de São Luís, cinco em Imperatriz e 11 nos demais municípios. A taxa de letalidade da doença no Maranhão, por sua vez, está em 2,83%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.