Publipost

Colágeno: adianta suplementar?

Colágeno é uma proteína abundante em nosso corpo, com função estrutural importante para muitos tecidos (pele, osso, cartilagem tendões e ligamentos).

Dra Marcela Rodrigues

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
A cada ano mais e mais pesquisas são feitas visando uma melhor eficácia nos resultados dessa suplementação.
A cada ano mais e mais pesquisas são feitas visando uma melhor eficácia nos resultados dessa suplementação. (Foto: Steven Arenas no Pexels)

Suas fibras agem como uma espécie de “cola”, capaz de promover coesão, hidratação, resistência, elasticidade e flexibilidade. É sintetizado naturalmente pelo organismo, desde que se tenha disponível as matérias-primas necessárias (vitamina C, aminoácidos, vitamina A, zinco, cobre e etc.). Representam 35% do total de proteínas, e são divididos em 28 subtipos.

Desde que se descobriu que a capacidade de síntese de colágeno reduz com o passar dos anos, e as consequências catastróficas para a saúde (especialmente pele e articulações), muito se questiona sobre o benefício de “suplementar” colágeno. E a cada ano mais e mais pesquisas são feitas visando uma melhor eficácia nos resultados dessa suplementação. Hoje, para entender se realmente funciona é preciso conhecer alguns conceitos:

- Colágeno in natura: encontrado no tecido conjuntivo de alimentos de origem animal como pele e cartilagem de frango, boi e porco, caldo de ossos, etc.; necessita ser digerido, quebrado em aminoácidos e absorvido pelo corpo, para a partir daí ser produzido o tipo de colágeno que o corpo necessita. Por ser uma molécula grande, é muito difícil simular essa suplementação por meio de ativos orais;

- Colágeno hidrolisado: são cadeias menores da proteína de colágeno, quebrada por meio de um processo de hidrólise, de forma a garantir uma melhor absorção comparado à proteína completa;

- Peptídeos de colágeno: dando progressão à quebra da proteína, porém de forma controlada através de enzimas específicas, é possível obter porções ainda menores chamadas peptídeos. São mais bem absorvidos (97%); quando o corpo já possui um aporte adequado de proteínas, após absorvidos são direcionados a órgãos-alvo (Ex: tipo 1 para a derme, tipo 2 para as cartilagens e articulações) com resultados excelentes.

- Pró-colágeno: são ingredientes importantes para a saúde dos tecidos em geral (ácido hialurônico, ácido ortosilícico, carotenóides, chá verde, pool de aminoácidos, vitaminas, minerais, etc) capazes de estimular a produção natural de colágeno que o corpo necessita;

Ou seja, a forma de suplementação, as condições de saúde do corpo em que será absorvido, especialmente intestino, e o objetivo do uso devem ser sempre considerados antes de iniciar a suplementação eficaz. Abaixo seguem dicas importantes:

# Colágeno para pele, cabelo e unha: suplementos de peptídeos de colágeno hidrolisado são os mais recomendados. Eles são capazes de: melhorar a firmeza e elasticidade da pele, evitar o desalinhamento do contorno facial, reduzir as linhas de expressão e rugas, promover maior crescimento de cabelos e unhas, etc. Benefício maior pode ser conseguido caso o suplemento contenha vitaminas (vitamina C) e antioxidantes.

# Colágeno para ossos e articulações: ideal que contenham colágeno do tipo 1 e 2, hidrolisado ou em forma de peptídeos. O tipo II vai reduzir o processo inflamatório articular e diminuir a secreção de enzimas que destroem as cartilagens; O tipo 1 auxilia na reconstituição da cartilagem desgastada. Promove alívio das dores, aumenta a densidade mineral óssea.

# Devem ser consumidos longe da alimentação, preferencialmente ao acordar ou antes de dormir. Mas nada impede que sejam consumidos em outros momentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.