No ano da pandemia

Maranhão registra aumento na taxa de abandono escolar em 2020

No primeiro ano da pandemia de Covid-19, houve um crescimento de 0,8% na quantidade de estudantes que abandonaram o ambiente escolar em comparação com igual período de 2019.

Imirante.com, com informações do G1 MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
O abandono escolar é quando o aluno deixa de ir à escola no ano em curso, retomando a matrícula no ano seguinte.
O abandono escolar é quando o aluno deixa de ir à escola no ano em curso, retomando a matrícula no ano seguinte. (Foto: Antônio Martins)

SÃO LUÍS - Dados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apontam que subiu para 5,6% o percentual de alunos que abandonaram as escolas da rede estadual no Maranhão, em 2020.

O abandono escolar é quando o aluno deixa de ir à escola no ano em curso, retomando a matrícula no ano seguinte.

No primeiro ano da pandemia de Covid-19, houve um crescimento de 0,8% na quantidade de estudantes que abandonaram o ambiente escolar em comparação com igual período de 2019, quando a taxa de alunos que deixaram de ir à escola foi de 4,8%.

De acordo com a Seduc, os alunos apontaram que problemas como perda da renda familiar na pandemia, a necessidade de entrar no mercado de trabalho e gravidez precoce foram alguns dos fatores que causaram o abandono da escola. Outra questão apontada pelos alunos foi o medo de se contaminar com a Covid-19 no ambiente escolar.

A Seduc destaca que, por causa da pandemia da Covid, houve um aumento das desigualdades sociais, que levou muitos alunos a deixarem a escola. Por isso, a Secretaria investiu em algumas alternativas para minimizar o problema, como é o caso do ensino híbrido. Além disso, segundo a Seduc, está havendo uma busca ativa dos estudantes que estão afastados das escolas, para conseguir reintegrá-los ao ambiente escolar.

Retomada das aulas presenciais

As aulas presenciais nas escolas estaduais do Maranhão tiveram início no último dia 2 de agosto, no formato híbrido, havendo rodízio de todas as séries. Segundo a Seduc, ao longo da semana, os alunos têm aulas presenciais nas instituições e também por meio do sistema on-line como a plataforma Gonçalves Dias, aulas em rádio, TV e plataforma de streaming de áudios.

Os grupos são revezados e organizados pelas próprias escolas, de acordo com cada comunidade escolar. A Seduc afirma que as unidades de ensino têm autonomia para definirem a melhor forma de revezamento.

Para garantir que a volta fosse de forma mais segura possível, a rede foi totalmente preparada, observando os protocolos de biossegurança. A Secretaria afirma que as escolas possuem termômetro infravermelho para aferição da temperatura na entrada; o uso de máscaras é obrigatório para todos e em todos os ambientes da escola; será colocado álcool em gel em pontos estratégicos nos corredores, assim como água e sabão para assepsia das mãos.

Além disso, as aulas híbridas garantem a redução, pela metade, da quantidade de alunos em sala de aula, para que seja mantido o distanciamento, também nos demais espaços de uso coletivos.

O Maranhão conta com mais de 300 mil estudantes da rede estadual de ensino, espalhados nos 217 municípios maranhenses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.