Estado de atenção

Taxa de ocupação dos leitos de UTI segue alta e ultrapassa os 98% na Grande São Luís

De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Grande São Luís possui apenas cinco leitos de UTI disponíveis.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Ocupação dos leitos de UTI aumentou nas últimas semanas, na Grande São Luís.
Ocupação dos leitos de UTI aumentou nas últimas semanas, na Grande São Luís. (Foto: Divulgação/Rogério Sousa)

SÃO LUÍS – Continua alta a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais da rede estadual da Grande São Luís, é o que mostra a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de boletim divulgado na noite dessa segunda-feira (31).

De acordo com o relatório da SES, na Grande Ilha, que compreende os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e Paço do Lumiar, a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para pacientes com a Covid-19, está em 98,14%. Essa taxa significa que apenas cinco leitos estão disponíveis, dos 269 existentes.

Já em Imperatriz, segunda maior cidade do Estado, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é um pouco menor, está em 68,06%. Isso representa que existem 23 leitos disponíveis para receber pacientes com a Covid-19, dos 72 existentes.

Nas demais regiões do Maranhão, a taxa também menor, de 69,96% de ocupação dos leitos de UTI. O que representa 73 leitos livres, dos 243 existentes para atendimento de pacientes com a Covid-19.

Coronavírus no Maranhão

O último boletim epidemiológico divulgado pela SES mostrou também que o Maranhão tem 8.140 mortes e 290.299 casos confirmados da Covid-19. De acordo com a SES, foram contabilizados 22 óbitos e 415 pessoas infectadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas no Estado, sendo 48 na Grande Ilha de São Luís, 13 em Imperatriz e 354 nos demais municípios. A taxa de letalidade da doença no Maranhão, por sua vez, está em 2,80%.

Transferência de pacientes

Na última quinta-feira (28), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), esteve com representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário no Maranhão para definirem medidas conjuntas a serem adotadas para enfrentamento da Covid-19. Durante coletiva de imprensa realizada após a reunião, o governador falou que, caso a taxa de ocupação na Grande São Luís permaneça alta, pacientes serão transferidos para hospitais do interior do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.