Coronavírus

Prefeitura amplia pontos de testagem em massa de Covid-19 em São Luís

De acordo com a Semus, a meta é testar até seis mil pessoas por dia na capital maranhense.

Imirante.com, com informações da Semus

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Prefeitura de São Luís está ampliando pontos de testagem contra a Covid-19.
Prefeitura de São Luís está ampliando pontos de testagem contra a Covid-19. (Divulgação / Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís ampliou, nesta sexta-feira (28), os pontos de testagem em massa da população contra o novo coronavírus (Covid-19). O objetivo é descentralizar os pontos de testagem, identificando possíveis casos de infecção da doença e suas variantes.

A testagem contra a Covid-19 foi iniciada em outros quatro pontos de São Luís: Terminal de Integração do Distrito Industrial (BR-135), Centro Municipal de Atendimento as Síndromes Gripais Leves Clodomir Pinheiro Costa (Anjo da Guarda), Centro de Saúde José Carlos Macieira (Avenida dos Africanos) e Centro de Saúde Genésio Ramos Filho (Cohab Anil).

De acordo com a Prefeitura, a testagem nestes locais será suspensa durante o fim de semana, mas o serviço terá continuidade na segunda-feira (31). O atendimento acontece pela manhã e pela tarde. A testagem também continua no Terminal de Integração da Praia Grande, onde estão sendo ofertadas 200 senhas no período da manhã e mais 200 pela tarde.

Além disso, os testes contra a Covid-19 podem ser feitos no Centro de Saúde Amar (Vicente Fialho), Centro de Saúde Olímpica I (Cidade Olímpica) e nos centros de Saúde Fabiciana Moraes (São Cristóvão) e Laura Vasconcelos (Estiva).

Testagem

Dos 600 mil testes enviados ao Maranhão pelo Ministério da Saúde, 180 mil foram destinados para São Luís. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a meta é testar até seis mil pessoas por dia.

A testagem está sendo realizada de forma espontânea em pessoas acima de 18 anos. Nos locais, são ofertados testes de antígeno, realizados a partir de um objeto coletor inserido em uma das narinas do indivíduo. O resultado fica pronto em até 15 minutos.

Nos casos positivos de exame, a pessoa é encaminhada para o Laboratório Central de São Luís (Lacem), no bairro Camboa, onde deve passar por um novo teste de RT-PCR, para identificar a doença. Em seguida, o paciente é colocado em isolamento e segue monitorado pela Prefeitura de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.