Estoque no Maranhão

"Temos a garantia de estoque pelos próximos 20 dias", afirma Dino sobre kit intubação

O governador suspendeu cirurgia eletivas na rede privada para evitar aumento na demanda por insumos.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Governador Flávio Dino falou sobre estoque de insumos para intubação.
Governador Flávio Dino falou sobre estoque de insumos para intubação. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS – O governador Flávio Dino afirmou que não há risco de desabastecimento do estoque de insumos para intubação de pacientes com Covid-19 no Maranhão. No entanto, ele falou que existe uma preocupação nacional e, por isso, a necessidade de solicitar ao governo federal compras internacionais.

“Temos a garantia de estoque de insumos, como anestésicos, pelos próximos 20 dias aproximadamente. Temos feito compras diárias que dependem da oferta pelo mercado”, informou durante coletiva nesta sexta-feira (19).

Leia mais:

Prorrogadas até o dia 28 de março as medidas restritivas no Maranhão

Governadores pedem compra de medicamentos para kit intubação

Dino relacionou este assunto a uma medida anunciada hoje. Ele informou que as cirurgias eletivas na rede privada ficam suspensas a partir da segunda-feira (22) para evitar que haja necessidade de compras para este fim.

Rede privada

A assessoria de Comunicação do Hospital UDI, na capital, informou que a unidade a Rede D'Or São Luiz, que é responsável pela unidade, “mantém seu fluxo normal de aquisição e distribuição de insumos às unidades, incluindo os kits de intubação e medicações necessárias, podendo nestas últimas haver uma variação conforme cada paciente”.

O Imirante.com ainda aguarda retorno da assessoria do Hospital São Domingos.

Entenda

O Fórum Nacional de Governadores enviou uma carta ao Ministério da Saúde para alertar sobre o baixo estoque de medicamentos do chamado kit intubação, utilizado para intubar de pacientes que estão em tratamento contra a Covid-19 em unidades de tratamento intensivo (UTIs) e precisam de respiradores artificiais.

Os governadores pediram a compra emergencial de bloqueadores neuromusculares, anestésicos e sedativos pelo período mínimo de 60 dias e a distribuição para todos os Estados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.