Orientações

Corpo de Bombeiros lança alerta sobre cuidados no período de estiagem

O Maranhão ocupa a quinta posição no ranking nacional em número de queimadas.

Divulgação / Secap

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Corpo de Bombeiros realiza ações constantes de preparo contra queimadas. (Foto: divulgação / CBM-MA)
Corpo de Bombeiros realiza ações constantes de preparo contra queimadas. (Foto: divulgação / CBM-MA)

SÃO LUÍS - A escassez de chuvas, baixa umidade do ar e ventos fortes marcam o período de estiagem no Maranhão e favorecem a ocorrência de queimadas. A maior parte das queimadas no estado é causada pela ação humana, na queima irregular de terrenos com fins de plantio. A estiagem, quando há pouca ou nenhuma chuva, é outra causa comum destas ocorrências.

O Maranhão ocupa a quinta posição no ranking nacional em número de queimadas. Com as ações do CBM-MA, as ocorrências vêm sendo controladas e a tendência é a redução ainda maior destes números, pontua o comandante geral da corporação, coronel Célio Roberto de Araújo. “Em mais recente boletim, não tivemos cidades maranhenses no ranking dos 30 municípios brasileiros com maiores registros de queimadas. Estamos trabalhando intensamente para melhorar ainda mais esses dados”, destaca o coronel.

Orientações para o período de estiagem. (Foto: divulgação / CBM-MA)
Orientações para o período de estiagem. (Foto: divulgação / CBM-MA)

Entre as áreas mais afetadas com as altas temperaturas no Maranhão estão as cidades de Mirador, Balsas, Fernando Falcão, Alto Parnaíba, Grajaú, Carolina, Urbano Santos, Riachão, Parnarama Tutóia e Barra do Corda. Segundo o comandante, o fator preocupante é o cenário de baixa umidade do ar. Para alertar sobre os riscos, equipes da Defesa Civil Estadual vão emitir alerta em comunidades que podem ser afetadas.

A umidade relativa do ar vem oscilando entre 12% e 20% e segundo o comandante Célio Roberto de Araújo, se ficar abaixo de 12%, o Maranhão entra na classificação de situação de emergência. “São valores perigosos, que favorecem o aparecimento de doenças respiratórias e em tempos de pandemia, deve-se redobrar os cuidados”, diz.

Integrando as ações contra queimadas, o CBM-MA mantém equipes nos municípios afetados e distribui ainda cartilha com orientações e dicas de como prevenir queimadas. A cartilha Programa Agricultura Familiar Sem Queimadas, integra a campanha Maranhão Sem Queimadas e traz informações sobre formas de prevenção e ações corretas para evitar acidentes.

Produzida pelo Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), a cartilha é voltada a comunidades produtoras. O Instituto de Terras do Maranhão (Iterma) e a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) também participaram da elaboração do material.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.