Covid-19

Mais estabelecimentos voltam a funcionar e movimentação em SL aumenta nesta segunda (1º)

Salões de beleza, clínicas e escritórios voltaram a funcionar, nesta segunda-feira, na capital maranhense.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Movimentação de pessoas na Rua Grande, no Centro de São Luís, foi grande. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Movimentação de pessoas na Rua Grande, no Centro de São Luís, foi grande. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

SÃO LUÍS – Seguindo a retomada gradual das atividades econômicas no Maranhão, nesta segunda-feira (1º), mais estabelecimentos comerciais estão autorizados a funcionar, obedecendo regras e medidas sanitárias para combate à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Com isso, o fluxo de pessoas e veículos nas ruas da capital maranhense foi bem maior.

Saiba mais:

Saiba o que pode funcionar a partir desta segunda-feira (1º) e quais são as regras sanitárias obrigatórias

Na região central de São Luís, na manhã desta segunda-feira (1º), a movimentação foi intensa. Nas proximidades da praça João Lisboa, foi possível perceber um aumento no número de carros circulando, dando a entender que mais pessoas estão nas ruas.

Trânsito intenso na região da Praça João Lisboa, no Centro da capital maranhense. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Trânsito intenso na região da Praça João Lisboa, no Centro da capital maranhense. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

Ainda no Centro, a Rua Grande, principal centro do comércio da capital maranhense, amanheceu com um alto número de pessoas circulando. No local, o distanciamento social nem sempre era obedecido, aumentando o risco de contágio pela Covid-19. Filas em portas de agências bancárias também foram registradas.

Nas principais avenidas de São Luís, o fluxo de veículos foi bem maior que nas semanas anteriores. Na Rua das Cajazeiras, mais carros foram vistos circulando, assim como na Av. dos Franceses e Av. Daniel de La Touche.

Fila em porta de agência bancária, na Av. Magalhães de Almeida. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Fila em porta de agência bancária, na Av. Magalhães de Almeida. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

Mais serviços funcionando

Salões de beleza, consultórios odontológicos e escritórios estão entre os estabelecimentos que voltaram a funcionar nesta segunda-feira (1º).

Salões de beleza voltaram a funcionar nesta segunda-feira (1º). (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Salões de beleza voltaram a funcionar nesta segunda-feira (1º). (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

Após mais de dois meses fechado, um salão de beleza, localizado no bairro Cohajap, voltou a funcionar na capital maranhense. Por conta da pandemia da Covid-19, a rotina do estabelecimento precisou mudar, a fim de evitar os riscos de contaminação de clientes e funcionários. Segundo Mirian Sousa, proprietária do salão, a partir de agora, novas medidas sanitárias, além daquelas já adotadas anteriormente, estão sendo seguidas no local. “Voltamos a abrir hoje. Porém, estamos seguindo todas as medidas sanitárias necessárias aqui no salão. Muita coisa mudou. Precisei readaptar o espaço aqui para atender as clientes. Reduzimos o número de cadeiras. Além disso, agora só estamos atendendo via agendamento. O uso de máscara é obrigatório aqui dentro”, diz a terapeuta capilar.

A proprietária de um salão de beleza, no bairro Cohajap, redobrou o cumprimento das medidas sanitárias em seus estabelecimento. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
A proprietária de um salão de beleza, no bairro Cohajap, redobrou o cumprimento das medidas sanitárias em seus estabelecimento. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

Escritórios também estão autorizados a funcionar a partir de hoje (1º). Em um, localizado no bairro Calhau, em São Luís, a rotina também mudou bastante devido à Covid-19. Medidas sanitárias mais rígidas agora fazem parte da empresa, além da redução do número de funcionários dentro da empresa.

Juanderson Santos, proprietário de um escritório de consórcios em São Luís. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Juanderson Santos, proprietário de um escritório de consórcios em São Luís. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

“A gente decidiu manter o distanciamento de todas as nossas equipes de venda, que, inclusive, estão trabalhando com um número reduzido de pessoas. Durante o horário de almoço, cada funcionário tem que ficar em uma mesa diferente do outro. Estamos atendendo os clientes só por agendamento, e eles só podem vir sem acompanhantes, exceto se for cônjuge. Além disso, disponibilizamos álcool gel e máscara para todos os nossos colaboradores”, afirma Juanderson Santos, proprietário do escritório de consórcios, no bairro do Calhau, em São Luís.

Funcionários de um escritório, no bairro Calhau, obedecendo o distanciamento social. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Funcionários de um escritório, no bairro Calhau, obedecendo o distanciamento social. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

Saiba o que pode funcionar a partir desta segunda-feira (1º)

– Atividades agrossilvipastoris e agroindustriais;
– Hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, padarias, quitandas, centros de abastecimento de alimentos e mercados públicos, lojas de conveniência, de água mineral e de alimentos para animais;
– Bancos, casas lotéricas e atividades de seguros;
– Construção civil e lojas para o fornecimento exclusivo de materiais de construção;
– Indústrias
– Serviços de manutenção de energia elétrica, tratamento de água e esgotamento sanitário;
– Serviços da atenção básica de saúde, urgências e emergências;
– Clínicas médicas, odontológicas e de exames da rede privada;
– Serviços de telecomunicação;
– Comunicação e imprensa;
– Serviços de transporte;
– Serviço de correios;
– Serviços de contabilidade e advocacia;
– Farmácias e drogarias;
–Fabricação, montagem e distribuição de materiais clínicos e hospitalares;
– Produção, distribuição e comercialização de combustíveis e derivados;
– Distribuidoras de gás;
– Oficinas mecânicas, borracharias e lojas de vendas de peças;
– Restaurantes em pontos ou postos de paradas nas rodovias;
– Serviços relacionados à tecnologia da informação e de processamento de dados, tais como gestão, desenvolvimento, suporte e manutenção de hardware, software, hospedagem e conectividade;
– Serviços funerários e relacionados;
– Serviços educacionais por meio remoto;
– Bares e restaurantes para serviços de venda remota, podendo o produto ser retirado no estabelecimento, mas vedado o consumo no local;
– Serviços de desinsetização;
– Serviços laboratoriais das áreas da saúde;
– Serviços de engenharia;
– Comércio de móveis e variedades para o lar (exceto situados em shoppings e galerias fechadas), livros, papelaria, discos, revistas e floricultura;
– Serviços de fisioterapia, com atendimentos individualizados e com hora marcada;
– Serviços de informática e venda de celulares e eletrônicos;
– Serviços de Administração de imóveis e locações;
– Comércio de óculos em geral;
– Serviços administrativos e de escritório;
– Serviços de formação de condutores;
– Demais serviços prestados por profissionais liberais;
– Hotéis e similares;
– Salões de beleza, cabeleireiro e barbearia.

Coronavírus no Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em boletim divulgado nesse domingo (31), que o Maranhão já registrou 976 mortes e 35.297 casos confirmados do novo coronavírus. Segundo a SES, foram contabilizados 21 óbitos e 658 pessoas infectadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas no estado, sendo 136 na Região Metropolitana de São Luís, 55 em Imperatriz e 467 nas demais regiões. A taxa de letalidade do coronavírus no Maranhão teve um pequeno aumento e está em 2,76%, depois de registrar 2,75% no boletim anterior.

Ainda segundo a SES, 10.220 pacientes estão recuperados do novo coronavírus no Maranhão. De acordo com o relatório da SES, 1.255 pessoas se recuperaram da Covid-19 nas últimas 24 horas no estado e receberam alta, atendendo a uma orientação do Ministério da Saúde.

Em meio à atualização do número de mortes, casos confirmados e pessoas curadas do novo coronavírus no Maranhão, a SES informou, também, que o número de municípios maranhenses com pacientes infectados pela Covid-19 permanece em 211. O relatório da SES afirma que apenas seis cidades do estado ainda não registraram casos de coronavírus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.