Covid-19

Mais 104 respiradores chegam ao Maranhão para o combate à Covid-19

Os equipamentos chegaram a São Luís na madrugada dessa quarta-feira (29).

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Mais 104 respiradores chegaram a São Luís na madrugada dessa quarta-feira (29).
Mais 104 respiradores chegaram a São Luís na madrugada dessa quarta-feira (29). (Foto: Arthur Costa)

SÃO LUÍS - Mais 104 respiradores chegaram à capital maranhense para equipar e aumentar o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com a Covid-19 no Maranhão. Os equipamentos chegaram a São Luís na madrugada dessa quarta-feira (29).

São 80 respiradores comprados na China com as doações da classe empresarial do estado e 24 aparelhos modelo IX5, dos 68 adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Esses aparelhos haviam sido requisitados pelo Governo Federal e foram devolvidos ao Maranhão por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os equipamentos foram recebidos na madrugada desta quarta-feira (29), no aeroporto de São Luís, pelo secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, acompanhado do coronel Leite, chefe da segurança do gabinete do governador Flávio Dino.

“Toda essa operação coordenada pelo governador Flávio Dino é uma união de esforços para ajudar no combate ao coronavírus. Esse esforço é para salvar as vidas dos maranhenses. Mais uma vez, nosso agradecimento a classe empresarial do Maranhão”, declarou o secretário Simplício Araújo.

Justiça

Depois da decisão favorável do STF, os outros 44 aparelhos, modelo IX5, adquiridos pelo Governo do Maranhão e requisitados ilegalmente pela União, devem chegar ao estado no próximo mês.

“Tenho certeza que esses aparelhos vão nos permitir salvar muitas vidas. Nós enfrentamos batalhas todos os dias, hoje é um dia de vitória, e outras virão, para no final vencermos essa guerra”, afirmou o secretário da Saúde, Carlos Lula.

Coronavírus no Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou, em boletim divulgado na noite desta quarta-feira (29), que o número de mortes pelo novo coronavírus (Covid-19) no Maranhão subiu para 184, enquanto os casos confirmados chegaram a 3.190. O relatório da SES revela ainda que 18 óbitos e 386 pacientes infectados pela Covid-19 foram registrados nas últimas 24 horas no estado. A taxa de letalidade do coronavírus no Maranhão, por sua vez, caiu para 5,76%, depois de chegar a 5,92% na terça-feira (28).

Ainda de acordo com o boletim da SES, o número de pacientes curados do novo coronavírus (Covid-19) no Maranhão subiu para 734. A SES informa que 134 pessoas se recuperaram da Covid-19 nas últimas 24 horas no estado e receberam alta, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Ocupação leitos de UTI

Também segundo o último boletim da SES, a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para a Covid-19, em São Luís, caiu para 79,87% após a abertura de novos leitos. Isso significa que dos 149 leitos de UTI disponíveis na capital maranhense, 119 estão ocupados e 30 livres. No interior do Estado, essa taxa é de 18,52%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.