Em São Luís

Após tentativa de furto de cabos elétricos, três bairros ficam sem energia

A ação criminosa interrompeu o fornecimento da energia elétrica para os bairros São Francisco, Renascença I e Jaracaty na noite desse sábado (22).

Imirante.com / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
A ação criminosa danificou as estruturas que levam energia elétrica
A ação criminosa danificou as estruturas que levam energia elétrica ( Foto: Reprodução / Internet)

SÃO LUÍS - A tentativa de furto de cabos elétricos, após a invasão da subestação Renascença da Cemar por um homem ainda não identificado, foi a causa da interrupção no fornecimento da energia elétrica para os bairros São Francisco, Renascença I e Jaracaty por volta das 21 horas do sábado (22). A ação criminosa danificou as estruturas que levam energia elétrica para o São Luís Shopping, que permaneceu por mais tempo sem energia.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve local e levou o homem para o atendimento médico em um hospital da cidade. Equipes da Companhia foram mobilizadas e trabalharam até o restabelecimento da energia elétrica, o que ocorreu por volta das 21h50.

A Companhia informa que as situações de roubo e furto de cabos elétricos podem ser denunciadas por meio do site ou ainda pela Central de Atendimento 116. Depois de registrada a denúncia, a Companhia encaminha equipes para as inspeções conforme prevê a legislação do setor elétrico e, comunica ao Departamento de Defesa dos Serviços Delegados (SEIC) para as devidas investigações e penalidades criminais.

Os criminosos costumam agir à noite, mas também furtam cabos em plena luz do dia. O furto causa danos ao patrimônio da empresa, mas o prejuízo é ainda maior para os consumidores das áreas afetadas, pois quando o cabo de energia é furtado, ele provoca o desligamento da rede elétrica e, com isso, provoca a falta de abastecimento de energia para os clientes.

Além do desconforto da falta de energia elétrica para as pessoas nas áreas onde ocorrem os furtos de cabos, ocorre também um remanejamento do orçamento da empresa que fica voltado para repor o material furtado, ao invés de promover mais ações nas áreas de manutenção, operação, expansão e modernização do sistema elétrico em diversos municípios do estado.

As autoridades policiais têm identificado que o material furtado das redes de energia elétrica normalmente é vendido nas sucatas clandestinas. São usados também para a construção de redes de energia elétrica, também clandestinas.

Como forma de combater esse crime, a Companhia colocou identificação impressa na cobertura dos cabos, sendo de fácil percepção de que se trata de material furtado da Companhia, quando negociado no mercado paralelo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.