Desobstrução

Após retirada de construção irregular, nova via será implantada entre bairros Cohama e Cohaserma

Segundo a Semurh, a rua Fernando de Noronha havia sido interditada com a construção irregular de muro e guarita para a criação de um condomínio.

Imirante.com, com informações da Semurh

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
Funcionário da Semurh destruindo guarita na rua Fernando de Noronha, no Cohaserma.
Funcionário da Semurh destruindo guarita na rua Fernando de Noronha, no Cohaserma. ( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Em atendimento a uma reivindicação antiga dos moradores do Cohaserma, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), via Blitz Urbana, realizou a desobstrução da rua Fernando de Noronha, no Cohaserma. A rua havia sido interditada com a construção irregular de muro e guarita para a criação de um condomínio. A desobstrução da via vai favorecer o tráfego de veículos na região, melhorando o fluxo na avenida Daniel de La Touche, no bairro Cohama, tendo em vista que o fechamento da via impedia o acesso ao conjunto, dificultando a mobilidade urbana.

A liberação da via, além de respeitar a Lei Municipal de Muros e Calçadas, promoverá maior mobilidade para quem trafega pela região. A liberação da rua é resultado de uma operação que cumpre as regras descritas na legislação urbanística, assim como no Plano Diretor do Município e no Código de Postura da cidade. A operação possui, ainda, parecer favorável da Vara de Direitos Difusos e Coletivos. Desde 2015, os moradores do condomínio criado com a interdição da via vêm sendo notificados sobre a operação e a respeito da irregularidade.

A construção do muro do condomínio criou, ainda, um espaço tomado por mato e lixo descartado de forma irregular. A operação inclui a limpeza dessa área, com apoio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, e a pavimentação da rua, que voltará a interligar o bairro à avenida, com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Os moradores do bairro do Cohaserma aprovam a ação do poder público municipal. "Era o que a gente mais queria. A liberação dessa rua, interditada há muitos anos, vai beneficiar todos nós. Vai ser uma maravilha!", conta a microempresária Sebastiana Martins, moradora do bairro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.