Política

Em São Luís, servidores fazem protesto contra intervenções na CGU

Órgão que investiga corrupções no governo pode sofrer intervenções, sob alegação de corte de gastos.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
Reprodução/Internauta Via WhatsApp
Reprodução/Internauta Via WhatsApp

SÃO LUÍS - Com a justificativa de reduzir gastos, o governo federal passou a avaliar a retirada do status de ministério da Controladoria-Geral da União e distribuir as quatro funções do órgão para outras pastas. Por isso, servidores da CGU, em São Luís, estão protestando nesta quinta-feira (1º), em frente ao prédio da Controladoria, na Avenida dos Holandeses, contra essa possível decisão, alegando que a mudança poderá acarretar num retrocesso no combate à corrupção.

Ao Imirante.com, o auditor da CGU e presidente do sindicato, Sílvio Andrade, afirmou que outros atos já foram feitos ao longo da semana e que eles continuarão até a decisão formal da presidente Dilma Rousseff. Ele ressaltou, ainda, que se o governo "fatiar" a Controladoria, quem perde é o povo brasileiro.

Reprodução/Internauta Via WhatsApp
Reprodução/Internauta Via WhatsApp

"Esses atos estão sendo feitos para chamar a atenção das pessoas, para que a sociedade fique sabendo a gravidade disso. A CGU é a única é responsável pelo combate à corrupção no Executivo. Estão dizendo que o motivo é para economizar nos gastos, mas todos sabem que, na verdade, tudo isso é para reduzir o poder de investigação da CGU. É um trabalho que incomoda muito politicamente. Vamos protestar até ser divulgada uma decisão oficial do governo e, depois, nós vamos ver o que faremos ", afirma Silvio.

A decisão formal do governo federal estava prevista para esta semana, mas as datas foram adiadas e nada oficial foi divulgado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.