Dica de saúde

Congelamento de óvulos é recomendado por especialistas

Para que qualquer tratamento dê certo, é importante sempre adotar bons hábitos.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Foto: Divulgação/Internet)

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, a expectativa de vida ao nascer no Brasil passou para 74,6 anos. No entanto, a fertilidade feminina continua com prazo de validade, e a maternidade exige planejamento. E as mulheres que decidem adiá-la devem buscar os recursos disponíveis para que este sonho possa ser realizado mais tardiamente.

Segundo o ginecologista Joji Ueno, responsável pelo setor de Histeroscopia Ambulatorial do Hospital Sírio Libanês, “a partir dos 35 anos, os óvulos passam a envelhecer podendo interferir na formação do bebê que passa a ter mais chances de apresentar deficiências cromossômicas”.

Neste caso, o congelamento de óvulos tem sido uma alternativa para as mulheres que preferem tornar-se mãe numa faixa etária mais avançada. De acordo com Ueno, o procedimento tem mais garantia se for realizado com óvulos maduros e, para isso é importante que a paciente submeta-se a um processo como o da Fertilização in Vitro (FIV). “Os ovários são estimulados por drogas que induzem a ovulação e, na sequência, os óvulos são coletados e levados ao laboratório onde serão desidratados e congelados”, explica o médico. A taxa de sucesso fica em torno de 30%, porém essa técnica exige manutenção anual, até que os óvulos sejam realmente fecundados.

O congelamento de embriões também é uma possibilidade para garantir a fertilidade feminina. No entanto, devido a uma questão ética, o procedimento exige regras mais específicas, afinal os embriões são seres vivos e não podem ser descartados. Neste caso, a técnica só pode ser indicada para casais que comprovem união estável e, principalmente, se um deles estiver com alguma doença que comprometa sua fertilidade. “O procedimento é seguro, tem sido bem indicado em vários países e apresenta bons resultados”, acrescenta Ueno.

Além disso, é importante ressaltar que para que qualquer tratamento dê certo, é importante sempre adotar bons hábitos. O médico destaca que parar de fumar, reduzir a ingestão de álcool, controlar o peso, evitar o estresse, evitar o sedentarismo e apostar em uma dieta equilibrada são atitudes que favorecem e preservam a fertilidade. E essa orientação se estende aos homens, pois neles vários fatores podem interferir na fertilidade, como tabagismo, drogas e álcool, estresse e até o uso de anabolizantes que pode alterar o funcionamento dos testículos, provocando uma produção de espermatozoides com baixa capacidade de fecundação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.