Dia da Raça

Alegria e patriotismo marca o desfile estudantil em homenagem ao dia da Raça

Eles desfilaram com a temática: "Brasil Plural e Diverso, em Inclusão e Diversidade".

Divulgação/Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Alegria, patriotismo e diversidade marcaram o desfile estudantil alusivo ao Dia da Raça, que ocorreu nesta sexta-feira (5), na Avenida Vitorino Freire (Areinha), em São Luís. Cerca de 15 mil pessoas acompanharam o performance de quase 7 mil estudantes na avenida. Eles desfilaram com a temática: "Brasil Plural e Diverso, em Inclusão e Diversidade".

Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, o evento teve início às 8h30 com o hasteamento dos pavilhões nacional, do Maranhão e município de São Luís. Na ocasião a governadora do Estado, Roseana Sarney foi representada pelo Secretário de Estado da Educação, Danilo Furtado.

“O Dia da Raça representa uma oportunidade de prestarmos homenagem à nação, aos estudantes e ao povo brasileiro. É um momento nobre onde podemos fomentar o espírito cívico aos diversos jovens que fazem parte da educação de nosso Estado. A temática deste ano evidencia a forma como o aluno vê e respeita a escola da qual ele faz parte”, enfatizou o secretário Danilo Furtado.

O primeiro pelotão a se apresentar na avenida foi composto por alunos dos Centros de Educação Especial João Mohana; Cap - Ana Maria Patelo Saldanha e Cas - Maria da Glória Costa Arcangeli, que durante o desfile apresentaram o tema: "Os institutos pioneiros em educação especializada no Brasil".

Eliana Bezerra da Silva, mãe de aluno com necessidade educacionais especiais da escola João Mohana, destacou a importância do desfile para socialização. “Estou bastante emocionada. É a primeira vez que meu filho participa desse momento que contribui para sua socialização em sua caminhada pela vida”, disse emocionada.

O desfile estudantil foi encenado por 35 pelotões formados cada um por 65 alunos devidamente caracterizados com figurinos relacionados ao tema e sinalizados por painéis indicativos. As escolas trabalharam os principais fatos históricos da educação inclusiva, cultural e social no país, no estado e no mundo.

Segundo Maria José Santos Leite, da organização do desfile, as temáticas foram trabalhadas pedagogicamente nas escolas. “As 38 escolas estaduais trabalharam pedagogicamente a temática em sala de aula. O desfile é o momento onde os estudantes e os gestores escolares mostram a sociedade os projetos que a escola já desenvolve, chamando atenção para os víeis da modernidade educacional, ética e moral”, destacou.

“Nossa escola tem como lema: Construir saberes e celebrar a paz. O desfile representa o momento de mostrarmos a toda sociedade como isso é desenvolvido por todos que compõem essa instituição de ensino”, ressaltou Francisca Santos do CE. Barjonas Lobão.

Além das coreografias apresentadas pelos alunos na avenida, o desfile foi embalado pelas bandas Fanfarra Barjonas Lobão Caic, Marcial Sete de Setembro, Fanfarra Cidade de São José de Ribamar - Caic, Marcial Sete de Setembro e Marcial Ribeiro

Tradição

Realizado anualmente, o desfile estudantil do dia 5 de setembro é ansiosamente esperado por muitas pessoas em São Luís. Para Jerusa Lobão, que assistiu ao desfile, é momento de relembrar os velhos tempos. “Gosto muito de assistir o desfile estudantil. Aqui, lembro os tempos de estudante quando eu também desfilava. É emocionante”, disse.

“Momento cívico da ilha de São Luís que representa o estudante, a escola, o povo, a nação, a raça e a diversidade. Os pelotões idealizados pelas escolas estão mostrando o quanto essa oportunidade é importante para todos que fazem a educação”, observou Graça Saraiva, gestora da URE de São Luís/Seduc.

Durante toda realização do desfile a Seduc contou com o apoio da Polícia Militar do ou Maranhão, que realizou o trabalho de segurança preventiva, do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que disponibilizou ambulâncias para atendimentos de emergência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.