Dicas de Saúde

Você sabe como eliminar rachaduras nos pés?

Elas aparecem principalmente por conta da exposição frequente no ar seco.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO LUÍS- As rachaduras nos pés é um problema que incomoda inúmeras pessoas e elas aparecem principalmente por conta da exposição frequente no ar seco, ventos, poluição e sujeiras.

No verão ou no inverno os pés necessitam de cuidados especiais pelo fato de ficarem expostas diariamente às mais diversas condições. Rica em queratina, a pele dos pés é mais espessa e resistente, o que faz com que as células se renovem constantemente para se proteger de inúmeras agressões. Muitas vezes, essa renovação acaba formando calosidades ou gerando acúmulo de células mortas, principal causa das rachaduras que incomodam tantas mulheres.

Essas rachaduras nos pés, ou fissuras como são chamadas pelos dermatologistas, afetam somente a epiderme, ou seja, a primeira camada de pele, que é bem áspera. Entretanto, em alguns casos o ressecamento é extremo e pode atingir a derme, causando dor e sangramento. Aprenda a como tratar as rachaduras nos pés:

Para evitar que elas apareçam é necessário muita hidratação com produtos cosméticos ricos em silicone ou ureia. Normalmente é um sinal de falta de hidratação, quando elas aprecem. Os especialistas ainda recomendam o uso de chilenos e sapatos abertos, caso a pele tenha facilidade em formar muitas fissuras. Para as rachaduras mais extremas, não dispense à consulta a um dermatologista.

Como evitar

Lavar bem os pés e secá-los corretamente após o banho é a dica para evitar que o problema se agrave ou que se formem frieiras ou micoses, outros fantasminhas que comumente afetam a região. Durante o banho, lixe os pés suavemente uma vez por semana. Lixe bem pouco, só para retirar as células mortas e ao sair passe o creme hidratante indicado para os pés.

Outra sugestão simples e bem eficaz é aplicar a loção hidratante e envolver os pés em um plástico filme por cerca de 10 minutos. O filme ajuda a potencializar o resultado do creme e vai deixar os seus pés lisinhos e bem macios.

Mas, fique atenta! Obesidade, hipertensão arterial, problemas vasculares e diabetes também podem causar rachaduras, portanto, se o problema persistir, consulte um dermatologista para diagnosticar o problema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.