Dicas de Saúde

Você conhece a síndrome do olho seco?

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

O tempo seco, horas em frente ao computador e ar-condicionado são alguns dos fatores que podem provocar a síndrome do olho seco. Os principais sintomas são secura, vermelhidão, coceira, ardor, sensação de corpo estranho e de “areia” nos olhos. Nos quadros mais graves, fotofobia e dificuldade de movimentar as pálpebras.

As lágrimas são produzidas constantemente para lubrificar os olhos. Ela impede a proliferação de fungos e bactérias. Por tanto, quando não a lubrificação correta dos olhos, eles ficam suscetíveis a inversões e lesões na córnea.

O tratamento do olho seco é feito com a aplicação de lágrimas artificiais, ou seja, de lubrificantes oculares, sob a forma de colírio ou pomada. Eles ajudam a aliviar os sintomas e, geralmente, não costumam ter efeitos adversos. É indispensável, porém, identificar e controlar as causas do distúrbio.

Confira algumas dicas para combater e evitar o olho seco

No trabalho, dê uma volta a cada hora para relaxar a vista da tela do computador

Evite usar o celular ou notebook antes de dormir

Reduza o brilho da tela do notebook ou computador.

Durma oito ou mais horas por noite

Pisque mais

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.