Religiosidade

Maranhense representa o Brasil no Observatório de Jovens do Vaticano

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

SÃO LUÍS - O ludovicense, Lucas Monteiro, integrante da Equipe Nacional de Jovens Comunicadores da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será um dos 100 jovens que integrará o primeiro Observatório Permanente dos Jovens Católicos para a Justiça Social da Santa Sé. Ele viaja para o Rio de Janeiro (RJ) esta semana e de lá embarca para Roma, aonde participará do Encontro Internacional de Jovens Católicos pela Justiça Social.

O encontro, que será realizado de 20 a 24 de março, tem a promoção do movimento “Nós por Bento” (We 4 BXVI) e o patrocínio dos Pontifícios Conselhos para Leigos, Nova Evangelização, Justiça e Paz, e ainda da Pontifícia Universidade Lataranense. O movimento tem como proposta “Renovar a Sociedade pelo Evangelho” e entre os temas abordados estão: caridade, direito civil, comunicação e educação.

Lucas Monteiro foi selecionado em um universo de cinco mil jovens e será o único brasileiro no Observatório Permanente de Jovens da Santa Sé e, talvez, seja o primeiro jovem maranhense a se encontrar com o novo Papa. “Soube do movimento ‘Nós por Bento’ por meio da página do Facebook de um amigo de Fortaleza (CE) e fiz minha inscrição. Fiquei feliz ao ser escolhido e acredito que esta será uma oportunidade para fortalecermos os valores que criaram o Ocidente e que hoje estamos perdendo”, afirma Lucas Monteiro.

Atualmente, ele vive em viagens por várias capitais do Brasil, cobrindo a passagem do ícone de Nossa Senhora e da Cruz Peregrina, que percorre tradicionalmente as cidades do país que acolhe a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Ele é o responsável pelo setor de Relações Públicas e Redes Sociais da equipe do Jovens Conectados, site criado pela CNBB, que pauta o universo jovem.

“É uma experiência gratificante poder conhecer várias expressões da juventude católica de todo Brasil. Aprendo muito com esse voluntariado e contribuo com a valorização da JMJ, o primeiro evento internacional no qual o novo Papa estará presente”, diz Lucas Monteiro.

Lucas Monteiro viaja para Roma com o pensamento de que com a soma de “atitude” por parte dos jovens e “oportunidades” oferecidas pela Igreja é possível construir uma sociedade mais justa e fraterna.

Diante da possibilidade de conhecer o novo Papa logo nos primeiros dias de novo governo da Igreja, Lucas considera que um dos principais desafios do Catolicismo hoje é dar oportunidade para que os jovens possam inovar, sem perder de vista a verdadeira identidade católica.

“O jovem tem atitude, mas precisa ser levado mais a sério pela Igreja”, diz Lucas Monteiro. “E isso significa, também, ser melhor formado para renovar a sociedade a partir do Evangelho e não por meio de ideologias que ferem a dignidade do ser humano e que não trazem mudanças verdadeiras”, conclui.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.