Aula

NAE/TAA inicia ano letivo de 2013 com aula inaugural

Divulgação/Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

SÃO LUÍS - Estudantes da rede pública estadual, do ensino fundamental e ensino médio, de 8 a 17 anos, participarão da aula inaugural para o primeiro semestre de 2013 do Núcleo Arte Educação (NAE), projeto desenvolvido pelo Teatro Arthur Azevedo (TAA), por meio da parceria entre as Secretarias de Estado de Cultura (Secma) e da Educação (Seduc), nesta quarta-feira (20), às 8h, no palco do TAA.

Na oportunidade será feita uma explanação aos alunos, pais e responsáveis sobre o projeto. Na ocasião, também, serão apresentados os professores que ministrarão as disciplinas de canto coral, piano, teatro I e II e dança I e II; metodologia dos cursos e os espaços onde acontecerão as aulas no Teatro. As aulas são ministradas pela manhã.

Este ano o Núcleo Arte-Educação recebeu 210 inscrições para os cursos de teatro, dança, canto coral e piano. Foram selecionados 122 alunos, além dos alunos novos o NAE contará, ainda, com 68 alunos rematriculados para ingresso em 2013.

O Projeto

O projeto Núcleo Arte-Educação se caracteriza pela formação integral do aluno na interação entre o artístico e o pedagógico, mantendo um diálogo entre a escola e o teatro, seu foco de atividade, aproximando na formação do cidadão.

O NAE conta com uma ação de formação de plateia que permite a classe estudantil e a comunidade em geral ter acesso, em sessões especiais, a uma cota de ingressos nos espetáculos de teatro, dança e música dentro do calendário TAA, contemplando algumas datas comemorativas, informa Roberto Brandão, diretor do TAA.

"Utilizar a arte como elemento pedagógico no desenvolvimento da criatividade, inteligência, raciocínio e percepção estética, é o objetivo central do projeto que tem na humanização o meio de criar cidadãos participativos, criativos e conscientes das transformações sócio cultural", ressalta Josué da Luz, coordenador do NAE.

O projeto contribui com a formação integral, elevação da autoestima, a construção da cidadania e o desenvolvimento cultural de alunos da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino a partir da oferta de cursos nas áreas artísticas do teatro, dança e música.

As aulas terão duração de seis meses, encerrando em setembro. O segundo semestre acontece de outubro a março do ano seguinte e são ministradas por arte-educadores, contratados pelas Secretarias de Estado de Educação e de Cultura. O projeto tem a coordenação dos professores Josué da Luz, Ione Coelho e Ana Paula Fonseca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.