Dívida

Sistema de bilhetagem eletrônica poderá ser suspenso por falta de pagamento

A prefeitura está devendo oitos prestações à DataProm, empresa que faz a manutenção do sistema.

Liliane Cutrim/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

SÃO LUÍS - O sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo de São Luís poderá ficar suspenso por tempo indeterminado. A medida poderá ser tomada pela empresa DataProm, do Paraná, que opera o sistema de bilhetagem na capital maranhense. Segundo o representante da empresa, Cláudio Barbosa, o sistema será suspenso, caso a Prefeitura de São Luís não pague as oito parcelas atrasadas referentes à manutenção da bilhetagem eletrônica.

“A prefeitura está há anos sem pagar os nossos serviços, para facilitar a situação, fizemos um acordo e parcelamos a dívida, mas a administração municipal da cidade continua devendo, são oito parcelas em atraso e não dá mais para ficar assim, temos que resolver a situação ainda este ano, pois o problema é com a atual administração”, explica Cláudio Barbosa.

O representante da DataProm garantiu que, caso a situação não seja resolvida até esta sexta-feira (23), a empresa irá suspender os serviços, até que a dívida seja paga por completo. A possível suspensão do serviço já foi informada para a Promotoria de Defesa do Consumidor. De acordo com a titular da promotoria, a promotora Lítia Cavalcante, a defensoria já entrou em contato com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e foi informada que a prefeitura irá fazer o pagamento de, pelo menos, duas parcelas do acordo até esta sexta-feira (23) para que o sistema não seja suspenso.

Descumprimento de acordo

Além dos problemas com a empresa que opera o sistema de bilhetagem eletrônica em São Luís, a prefeitura tem outra situação a resolver em relação ao transporte público. Em novembro do ano passado, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para que houvesse melhorias na qualidade da prestação de serviço de transporte na capital, como aumento da frota, infraestrutura dos ônibus, limpeza, entre outras determinações, que, segundo Lítia Cavalcante, não foram cumpridas. A promotora afirma que, independentemente do pagamento da dívida com a DataProm, o TAC vai ser executado, pois estava determinado que, caso fosse descumprido o acordo ou houvesse atraso injustificado, a prefeitura pagaria multa diária de R$ 1 mil e poderia responder a novo processo na Justiça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.