Curso

Assistentes sociais são capacitados no Hospital Carlos Macieira

Divulgação/SES

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

SÃO LUÍS - Assistentes sociais que trabalham nas redes estadual, municipal e privada de saúde estão participando, no Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Carlos Macieira (HREACCM), do curso "Como sistematizar experiências da atuação do (a) assistente social em prontuário". O curso, que será encerado nesta sexta-feira (23), é parte do Programa de Educação Continuada desenvolvido pela unidade estadual, que tem como objetivo melhorar o atendimento aos usuários.

A supervisora do Serviço Social do Hospital Carlos Macieira, Jeanne Silveira Ferreira, informou que participam do curso, assistentes sociais dos hospitais estaduais do interior, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Socorrões e unidades particulares de São Luís. "Além de integrar a rede de assistentes sociais, a nossa intenção é trocar experiências no sentido de melhorar nosso trabalho e os encaminhamentos aos usuários".

Jeanne Silveira lembrou que o trabalho das assistentes sociais deve ser sempre pautado nas legislações, orientando os usuários na busca por melhores condições de vida e dignidade. "Muitas vezes recebemos relatos de familiares e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que não sabemos até que ponto podemos informar, porque envolve ética profissional. Precisamos sempre estar atentos na forma como vamos relatar nossos prontuários e nos encaminhamentos aos usuários", disse.

O curso teve início nesta quinta-feira (22), com a palestra proferida pela professora da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Cristiana Lima, sobre "O trabalho do (a) assistente social e os desafios éticos no campo da saúde". Especialista em Psicologia Hospitalar e Saúde Pública do HCM, Ana Cleyde Lima falou sobre o prontuário do paciente: instrumental multiprofissional.

Nesta sexta (23), serão abordados os seguintes temas: "Como sistematizar experiências da atuação do (a) assistente social em prontuário” e "O relatório social como instrumental de intervenção profissional".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.