Trânsito

Estacionamento rotativo será ampliado para São Francisco e São Cristóvão

Quinze guardadores de carros foram contratados após passarem pelo curso de 'Guardador Legal'.

o Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h18

SÃO LUÍS - O sistema de estacionamento rotativo de São Luís, existente na capital desde 2004, está se preparando para ampliar sua área de atuação para a área do São Francisco e São Cristóvão. Para isso, funcionários foram contratados para atuar no serviço. Atualmente, o sistema dispõe de aproximadamente 380 vagas em funcionamento no centro da cidade.

Para atender à futura demanda, 15 novos guardadores de carros foram contratados pela Rotativo Estacionamento LTDA. - empresa que faz a gestão do sistema na capital maranhense -, aumentando o quadro de funcionários para 20 pessoas, entre fiscais e responsáveis por fazer a venda dos tíquetes de vagas de estacionamento para os motoristas.

Capacitação

De acordo com Casemiro Costa Azevedo, gerente administrativo da empresa, antes de serem contratados, os funcionários passaram pelo curso de Guardador Legal, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), por meio da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC).

"Todos fizeram o curso regularmente e só estão atuando aqueles que têm registro no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)", disse Azevedo. Ele afirmou que existe um projeto para a ampliação do sistema, e em breve outros parquímetros serão adquiridos e instalados no São Cristóvão, no São Francisco e em outros pontos da cidade afastados do Centro. "Ainda está sendo feito um mapeamento das áreas onde eles serão instalados", complementou.

O preço pelo estacionamento continua o mesmo: R$ 1,00 a hora. O gerente da empresa Rotativo Estacionamento pontuou que uma das principais dificuldades que o sistema enfrenta é a falta de fiscalização por parte da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Segundo ele, os fiscais do órgão municipal deveriam fiscalizar os condutores que eventualmente desrespeitarem as normas sistema, aplicando-lhes multas. No entanto, isso não acontece.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.