São Luís

SES participa de sessão solene sobre saúde pública

Atualizada em 27/03/2022 às 12h24

SÃO LUÍS - Refletir sobre a 49° Campanha da Fraternidade (CF) 2012, cujo tema é “Fraternidade e Saúde Pública”, e discutir a realidade da saúde na capital foram os objetivos da sessão solene, desta quarta-feira (21), na Câmara de Vereadores de São Luís. O autor do projeto, vereador José Joaquim, justificou a iniciativa. “Saúde pública de qualidade é um direito assegurado pela Constituição Federal e exige políticas públicas eficazes. Nós, como representantes da população de São Luís, devemos discutir e participar dos projetos de saúde da capital”.

Estavam presentes o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Alberto Carneiro; o presidente da Câmara, Isaías Pereirinha; o bispo auxiliar da arquidiocese de São Luís, Dom José Carlos Chacorowski; o representante da CNBB, padre José Alberto Vanzella; a representante da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Cleide Pestana; vereadores; e pessoas da comunidade.

Alberto Carneiro disse que a saúde pública do estado e, especialmente na capital, tem melhorado com a inauguração das 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), reforma do Hospital Carlos Macieira e ampliação dos leitos de UTI no Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral) e Materno Infantil Juvêncio Mattos. “Entendemos que a promoção da saúde é dever e responsabilidade de todos. O governo vem investindo para ampliar e melhorar os atendimentos em todo o estado, com a inauguração de novos hospitais e UPAs nos municípios de São Luís, Imperatriz, Coroatá, Timon, Codó e São João dos Patos”.

O bispo José Carlos disse que a CF é um momento de reflexão e que não deve permanecer somente nestes 40 dias. “O Brasil idealizou e implantou o Sistema Único de Saúde (SUS) – considerado o melhor programa de saúde pública no mundo. O que precisamos é unir governos, igreja e família para levar ações de saúde, respeito e dignidade para todos os seres humanos em qualquer lugar do nosso estado”. Estavam presentes também à solenidade os vereadores Geraldo Castro, Josué Pinheiro, Ivaldo Rodrigues, Francisco Viana, Francisco Carvalho, Armando Costa, Vieira Lima e Francisco Chaguinha.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.