Ministério Público leva mostra a escola pública

Atualizada em 27/03/2022 às 15h25

Estudantes, pais de alunos e professores do Complexo Educacional de Ensino Médio Governador Edison Lobão (CEGEL) receberam nesta sexta-feira a Mostra Ministério Público, com 18 painéis retratando as atividades desenvolvidas pela instituição.

A exposição ficou em cartaz durante todo o dia na área de vivência da escola, recebendo a visita dos 4.800 alunos. Na segunda-feira, eles vão apresentar em sala de aula, através de desenhos e relatos, o que viram na mostra.

Após a abertura da mostra pelo procurador-geral de Justiça, Raimundo Nonato de Carvalho Filho, foi realizado o seminário “CEGEL contra a violência e o uso de drogas”. O procurador afirmou que o Ministério Público já desenvolve trabalho junto às escolas públicas de São Luís, através da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, e que a mostra procura oferecer a educadores e educandos informações sobre a atuação do órgão na defesa da sociedade, suas atribuições e os serviços disponibilizados.

“Procuramos aqui também conscientizar o estudante de que a escola é uma extensão da família, um espaço voltado para o saber e não para violência”, destacou o procurador. Ele disse ainda que os pais devem fazer o acompanhamento permanente do filho na escola. “Sem a participação da família esse trabalho não apresenta resultado”, acrescentou.

Para a diretora-geral do CEGEL, Ana Cleide Sampaio, a escola procura sempre abrir suas portas para instituições como o Ministério Público, que tem credibilidade e atua na defesa da sociedade. “Só com essas parcerias poderemos resolver um dos problemas mais graves dentro da escola: violência e uso de drogas”, declarou a diretora. A professora Margaretti Cunha afirmou considerar fundamental a presença do MP na escola e disse que será debatido em sala de aula com os alunos, a partir do que eles conheceram através da mostra, o papel da instituição e os serviços oferecidos ao cidadão.

A estudante da 3ª série do ensino médio, Maiara Andrade, após visitar a mostra, fez questão de conversar com a colega de turma Joely Ribeiro sobre o que aprendeu no passeio pela exposição. “Não sabia que o Ministério Público atuava no combate à corrupção e na defesa dos direitos do consumidor”, declarou.

Droga e violência - A promotora de justiça da Infância e Juventude, Sandra Lúcia Mendes, na abertura da mostra, falou sobre o trabalho desenvolvido pela promotoria nas escolas públicas de São Luís. O projeto visa encontrar meios e ações de reparar prejuízos causados por adolescentes que cometeram atos infracionais na escola, além de evitar a repetição da conduta negativa.

Durante o seminário no CEGEL foram expostas armas e drogas apreendidas nas escolas pública em blitzen feitas pela promotoria. São revólveres, facas de uso doméstico, estiletes, canivetes, tesouras e lâminas, além de drogas como cocaína, solventes, maconha, cola, crack, lança-perfume e merla.

A diretora-geral do CEGEL disse que a iniciativa de levar essa discussão para estudantes e pais daquela unidade de ensino deve-se ao surgimento de casos de alunos usando drogas dentro da escola. Também já foram flagrados estudantes com estilete, facas de uso doméstico e canivetes nas mochilas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.