Lula perde em Imperatriz

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva perdeu as eleições no município de Imperatriz, administrado pelo PT, por uma diferença de quase 10 pontos percentuais em favor do candidato do PSDB, José Serra. O tucano venceu também as eleições em todos os municípios da região Tocantina que sofrem influência de Imperatriz.

Na outra cidade administrada pelo PT no Maranhão, Viana, Lula vinha vencendo as eleições com mais de 54% dos votos, até o início desta madrugada.

O prefeito de Imperatriz, Jomar Fernandes, já havia sido advertido pela cúpula nacional do PT, no primeiro turno, por estar fazendo “corpo mole” na campanha do então candidato a governador pelo partido, Raimundo Monteiro. Na avaliação de petistas maranhenses, com o resultado do segundo turno, Jomar Fernandes passa a ser o grande derrotado das eleições no estado.

Até as 23h de ontem, com cerca de 83% dos votos de Imperatriz apurados, José Serra aparecia com mais de 54% dos votos, contra 46% de Lula. Além de ter que dar explicações à cúpula do seu partido, Jomar Fernandes ainda perdeu a guerra particular com o deputado federal Sebastião Madeira (PSDB), que comandou a campanha de Serra na região Tocantina, e deverá ser adversário do petista na disputa pela Prefeitura de Imperatriz, em 2004.

CRISE – A desconfiança do PT em relação a Jomar Fernandes começou ainda no primeiro turno. O prefeito foi acusado de estar por trás de uma articulação, juntamente com o vereador de São Luís, Haroldo Sabóia, para beneficiar o então candidato do PDT ao Governo do Estado, Jackson Lago. Fernandes chegou a defender a renúncia do candidato petista, Raimundo Monteiro. E só voltou atrás após ser repreendido pelos dirigentes nacionais do PT.

Também foi muito criticada, dentro do próprio PT maranhense, a forma ostensiva como Fernandes administrou a campanha da mulher, Teresinha Fernandes, eleita deputada federal sem nunca ter disputado nenhum cargo político. Há desconfianças de que Fernandes tenha usado a máquina da prefeitura em favor de Teresinha.

REPRIMENDA – No auge da pressão de Jackson Lago pela renúncia de Monteiro, Jomar Fernandes foi repreendido publicamente pelo então coordenador da campanha de Lula no Maranhão, Geraldo Accyoli, que veio ao Maranhão para reafirmar a candidatura do PT ao governo. “Nós esperamos uma votação expressiva para o Monteiro em Imperatriz. Se isso não acontecer, alguma coisa está errada, e o prefeito vai ter que se explicar”, disse Accyoli.

Não deu certo, Monteiro ficou apenas em terceiro lugar em Imperatriz, com pouco mais de 5% dos votos. Por outro lado, Jackson Lago teve 61% dos votos, o maior percentual obtido por ele no estado. A mulher de Jomar também teve votação expressiva, se comparado com Monteiro. O PT maranhense se reúne nesta terça-feira para avaliar o resultado das eleições no estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.