Luiz Inácio Lula da Silva é eleito Presidente da República

Agência Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

BRASÍLIA – A história do petista Luiz Inácio Lula da Silva se confunde com a das eleições presidenciais no País.

Ele concorreu a todas desde a redemocratização, em 1989, quando o povo brasileiro reconquistou o direito de votar. Em todas, também, quase chegou lá. Ficou em segundo lugar nas disputas contra Fernando Collor de Mello (1989) – a diferença entre os dois foi de apenas 6% dos votos – e com Fernando Henrique Cardoso, em 1994 e 1998. Este histórico acabou virando o principal slogan de sua campanha este ano, que ressalta: "Chegou a hora Brasil, agora é Lula".

O candidato do PT está acostumado, desde a infância, a enfrentar desafios. Talvez isso explique o fato de não ter desistido de pleitear a Presidência mais uma vez, mesmo depois de três derrotas consecutivas. Filho de lavradores, Lula nasceu em Garanhuns, interior de Pernambuco, há 57 anos. Menino, sentiu na pele o que muitos conterrâneos ainda são obrigados a enfrentar até hoje, todos os anos: as conseqüências da seca.

O fenômeno climático acabou expulsando sua família do sertão nordestino. E, assim, Lula chegou a São Paulo, depois de uma viagem de 13 dias em um pau-de-arara, para se tornar um dos maiores líderes políticos do País. Foi metalúrgico, sindicalista, deputado constituinte, fundador do Partido dos Trabalhadores e hoje preside a Organização Não Governamental (ONG) Instituto Cidadania.

É esta bagagem que Lula tem a oferecer para os brasileiros que o querem ver ocupando o cargo mais alto do País. Aos que consideram pouco, ele tratou de mostrar que não pretende governar sozinho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.