Justica e Segurança Pública do Estado assinam termo de cooperação

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

A presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargadora Etelvina Ribeiro Gonçalves, assinou hoje, 11, termo de cooperação com a Corregedoria-Geral de Justiça e a Gerência de Justiça, Segurança Pública e Cidadania que permitirá a troca de informações cadastrais entre o Poder Judiciário e as delegacias de polícia.

A solenidade ocorreu no auditório do TJ e contou com a participação do corregedor-geral de Justiça, Augusto Galba Falcão Maranhão, do gerente Raimundo Cutrim, do presidente da OAB, Raimundo Marques, e dos juízes Joaquim Figueiredo dos Anjos, Eulálio Figueiredo de Almeida e José Américo Abreu, coordenadores da campanha "Maranhão pela paz - violência não é legal", além de outras autoridades.

Com a interligação, vinte delegacias poderão ter acesso, via Internet, aos processos judiciais em tramitação nas varas criminais do Fórum de São Luís.

O sistema permite que sejam pesquisadas ações judiciais contra réus, condenados e foragidos da Justiça.

Pelo computador, as delegacias poderão analisar dados como a ficha completa do cidadão e a situação do processo, bastando para isso dar entrada no nome ou apelido do réu.

Caberá à Corregedoria acompanhar e fiscalizar a alimentação das informações do sistema pelos cartórios judiciais da área criminal.

Durante a solenidade, técnicos do setor de tecnologia da informação do TJ fizeram o demonstrativo do programa e apresentaram o conteúdo da nova página da campanha "Maranhão pela paz" na Internet.

A desembargadora Etelvina Gonçalves destacou a importância da parceria com a Gejusp e Corregedoria e falou que as pesquisas serão feitas inicialmente no cadastro de processos criminais do Fórum "Des. Sarney Costa".

Com o projeto de interligação em rede de informática de todas as comarcas do Maranhão, o objetivo, segundo ela, é ampliar a consulta para o Estado.

"Estamos utilizando a tecnologia como uma grande aliada no combate à criminalidade".

Raimundo Cutrim também ressaltou os benefícios do projeto de interligação e disse que as delegacias de polícia estarão abastecidas de importantes informações. "É um trabalho integrado que certamente dará mais celeridade às investigações policiais".

Segundo ele, o grande beneficiado com a iniciativa é a população maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.