Simulações de acidentes aperfeiçoam profissionais da urgência e emergência

Assecom

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

Como atender vítimas com traumas decorrentes de acidentes de trânsito e outros choques com eficiência e rapidez? Com este objetivo profissionais da saúde de 14 municípios do Maranhão participaram ontem, dia 29, de simulações de acidentes, na Praça Gonçalves Dias, visando aprimorar seus conhecimentos na área. A atividade fez parte do Treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar de Urgência e Emergência, uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão, através do Pólo de Formação e Educação Permanente de Pessoal em Saúde da Família, e a Gerência de Qualidade de Vida/Governo do Estado, que firmaram Convênio para Capacitação em Urgência e Emergência.

O curso, ministrado pelo professor da Universidade de Santa Catarina, Dr.Wilson Pacheco, teve como participantes auxiliares de enfermagem, membros do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária. As turmas foram divididas em equipes e cada uma ficou responsável pelo atendimento de uma vítima. O desempenho de cada equipe foi avaliado e todos vivenciaram as tensões do atendimento pré-hospitalar, como imobilizar a vítima, estacar hemorragias e fazer a remoção do acidentado. A simulação chamou a atenção de pedestres que motoristas que passavam pela Praça Gonçalves Dias. Muitos chegaram a parar para assistir a movimentação.

Os participantes consideraram o treinamento um passo importante para aprenderem novos procedimentos que possam preservar vidas. “Trabalhamos em equipe e tivemos a oportunidade de conhecer o protocolo de atendimentos e as novidades para que possamos preservar a vida da vítima”, afirmou o inspetor da Polícia Rodoviária, Santos Jr.

Para Ana Lúcia Soares, auxiliar de enfermagem do São Luís Urgente, os métodos de atendimentos que assimilou a ajudarão a prestar socorro com mais eficiência. “Enfrentar situações reais e temos agora mais conhecimentos que podem proporcionar um serviço melhor”.

Os principais temas enfocados pelo Treinamento em Atendimento Pré-Hospitalar foram a abordagem do paciente, o perfil do socorrista, a biossegurança, o oxigênio terapia, Ressuscitação Cárdio Pulmonar, controle da hemorragia, vias aéreas, mobilização, parto emergencial e o transporte de vítimas.

O gerente de Qualidade de Vida, Dr.Abdon Murad, ressalta ser importante a capacitação dos profissionais de saúde, porque a qualidade do atendimento pré-hospitalar traz bons resultados para a recuperação da vítima.

“Verificamos que há redução das mortes em outros países que investiram na qualificação dos médicos, enfermeiros e auxiliares que trabalham nos setores de urgência e emergência”.

O Gerente afirma que a meta é capacitar ao todo 740 profissionais de saúde este ano.

O aperfeiçoamento permanente, afirma a Dra. Mônica Elinor Gama, membro da coordenação do Pólo de Formação em Saúde, é salutar para os profissionais, que a partir daí podem se aperfeiçoar e conhecer novas habilidades nas técnicas de manter a vítima viva e estabilizada até o atendimento especializado no hospital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.