Hemocentro quer 2% da população doando sangue

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

Uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde revelou que 2% da população brasileira é doador de sangue. Este é o percentual ideal recomendado pelo Governo Federal para os estados brasileiros.

Apesar do Maranhão ainda não ter chegado a este número, vários investimentos têm sido feitos pelo Governo do Estado, por meio da Gerência de Qualidade de Vida, para que a curto prazo o estado tenha 2% da sua população doando sangue.

No ano passado, o Serviço de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar) realizou 26.190 coletas de sangue na capital e mais 7.741 no interior do estado. Estas coletas geraram 34.106 transfusões de sangue em São Luís e outras 12.472 no interior. Cada bolsa de sangue coletada gera mais de uma transfusão.

“As coletas que realizamos no ano passado não foram suficientes para chegar à meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Mas estamos trabalhando para chegarmos ao percentual de 2% de doadores”, destacou a supervisora do Hemomar, Ana Ranoy Gomes.

Campanhas - Para garantir que o número de doadores aumente em todo o estado, o Hemomar tem efetuado, freqüentemente, campanhas educativas com a realização de palestras em escolas da capital e do interior, alertando para a importância da doação, no intuito de salvar centenas de vidas.

A rede de hemonúcleos - postos de coleta e de transfusão no estado - também está sendo ampliada, com a reativação do hemonúcleo de Caxias e entrando em funcionamento o do posto de Pinheiro (recém-construído). Os postos de Codó, Balsas e São João dos Patos já estão em fase de instalação de equipamentos. Para o próximo ano, há projetos de construção de hemonúcleos em Barra do Corda, Zé Doca e Presidente Dutra. Recentemente, foi reativado o banco de sangue da maternidade Marly Sarney, em São Luís.

O militar Ednaldo Lucindo, 30 anos, há 10 é doador de sangue. Ele tem consciência de que com este gesto simples pode ter salvado a vida de muitas pessoas.

“Eu comecei a doar sangue por causa do Serviço Militar, mas depois passei a gostar. Doar sangue é muito simples, por isso muitas pessoas deveriam fazer o mesmo”, destacou Ednaldo Lucindo, acrescentando que a doação feita ontem, no Hemomar, foi destinada a sua irmã, de 9 anos, que iria se submeter a uma cirurgia. “Mas, boa parte das doações que faço é voluntária”, revelou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.