Celular no trânsito será coibido

Bptran vai intensificar fiscalização na capital para evitar que motoristas utilizem o aparelho enquanto dirigem.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

O Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran) vai intensificar a fiscalização do uso de aparelho de telefonia celular por motoristas em São Luís. A decisão foi tomada depois da publicação da portaria 64/2002 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que proibiu também o uso de acessórios como viva voz e fones de ouvido enquanto se está dirigindo.

Segundo o comandante do Bptran, tenente-coronel Edivaldo Saldanha, antes de a proibição render multas a motoristas infratores, será feita uma campanha educativa. “Vamos nos reunir com os outros órgãos de trânsito que atuam na cidade, Detran e Semtur, para elaborarmos a campanha, mas a previsão é que passemos a multar os motoristas que desobedecerem à norma em 30 dias”, afirmou o oficial.

Estudo - Saldanha também informou que a decisão foi tomada depois que a Associação Brasileira de Medicina do Trânsito divulgou um estudo em que o uso dos acessórios tira a atenção do motorista. “Nesse estudo ficou provado que os reflexos do motoristas acabam ficando reduzidos porque sua atenção está voltada ao telefonema. Também há dados nacionais que informam que 40% dos acidentes que acontecem nas vias das grandes cidades estão relacionados com o uso de aparelhos celulares enquanto se dirige”, explicou.

Em São Luís não há um grande volume de multas pelo uso do celular, mas as ocorrências se concentram no centro da cidade. “Lá há uma concentração grande de veículos e o trânsito é mais lento.

Esses fatores formam as condições para que os motoristas infratores acabem usando o celular enquanto dirigem”, finalizou o tenente-coronel.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.