Campanha Maranhão pela Paz prepara jovens para o mercado de trabalho

Atualizada em 27/03/2022 às 15h32

A presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargadora Etelvina Ribeiro Gonçalves, participou nesta quarta-feira, 29, no Teatro Padre Haroldo, no bairro da Liberdade, da solenidade de entrega dos certificados dos cursos profissionalizantes nas áreas de mecânica e eletricidade para 224 jovens daquela comunidade.

Os cursos foram ministrados pelo Senai, um dos parceiros da Campanha "Maranhão pela Paz - violência não é legal". A cerimônia também com a presença dos juízes José Américo de Abreu Costa e José Joaquim Figueiredo dos Anjos, coordenadores da campanha, do diretor regional do Senai, Elito Fonte Menezes, da supervisora do Cefet, Edna Maria Araújo, do presidente do conselho comunitário da Liberdade, Alan Kardec Pereira, e da representante da Funac, Isabel Cristina Costa.

O Teatro Padre Haroldo ficou pequeno diante da quantidade dos concludentes que estavam acompanhados de seus familiares. De acordo com a avaliação dos formandos, o curso é uma grande oportunidade para os jovens da Liberdade entrarem no mercado de trabalho. Segundo o presidente do conselho comunitário da Liberdade, Alan Kardec, o treinamento pode ser considerado um momento histórico e uma grande oportunidade na vida desses 224 jovens. "É preciso que façamos algo para tirar a imagem negativa do bairro da Liberdade, e este é o caminho", disse.

O diretor regional do Senai, Elito Hora, fez elogios à campanha "Maranhão pela paz" e também considerou o curso de grande valia para o futuro profissional dos jovens da Liberdade. Campanhas como a que vem sendo desenvolvida pelo Tribunal de Justiça, segundo ele, devem ser incentivadas e apoiadas por toda a sociedade. "Os jovens devem ter força, decisão e lutar para encontrar um caminho digno na sociedade, independentemente de sua classe social".

Para Ronald Costa, de 18 anos, que concluiu o curso de eletricista predial, o treinamento foi uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em uma área que sempre teve interesse. "É a esperança de um emprego melhor". Ele diz acreditar que a sua vida não será mais a mesma depois dessa oportunidade.

A desembargadora Etelvina Ribeiro Gonçalves, destacou o treinamento como sendo um dos momentos mais importantes da campanha de combate à violência, nesses três primeiros meses de atividades. "É importante constatar que, com a certificação que aqui está sendo feita, e que traz perspectivas de trabalho e de ascensão social aos concludentes, estamos fechando aquela porta sombria para a qual, sem oportunidades, eles poderiam estar sendo atraídos", ressaltou.

Os cursos:

- foram ministrados por 53 técnicos do Senai.

- Funcionaram nos três turnos, em espaços cedidos pela comunidade, como o Teatro Padre Haroldo, a Escola Comunitária São Carlos, a Associação dos Cardíacos e o Salão do Basílio.

- Dividiram-se nas seguintes especialidades: Eletricidade Predial (três turmas), Eletrônica Básica (duas turmas), Reparos em Aparelhos Eletrodomésticos (uma turma), Metrologia Mecânica (três), Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico (duas), Mecânica de Motores a Álcool e à Gasolina (duas), Hidráulica Básica (uma) e Pneumática Básica (uma).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.