Coronavírus

Ambulatório para Covid-19 é instalado em hospital de Pinheiro

O serviço atende pacientes com sintomas leves e comorbidades.
Imirante.com, com informações da assessoria31/05/2020 às 15h24
Ambulatório para Covid-19 é instalado em hospital de PinheiroAo chegar ao hospital, o paciente passa por triagem com enfermeiros e técnicos de enfermagem. (Foto: divulgação/SES)

PINHEIRO - Pacientes da Baixada Maranhense recebem atendimento no ambulatório exclusivo para Covid-19, instalado no Hospital Regional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro. Desde esse sábado (30), o novo serviço atende pacientes com sintomas leves e comorbidades. Além do ambulatório, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem ampliado o quantitativo de leitos para combater a pandemia no Estado.

Para o diretor-geral do hospital, Kaio Hortegal, o atendimento do ambulatório vai contribuir para diminuir a incidência de pacientes graves. “A intenção do ambulatório é justamente captar os pacientes que têm fator de risco e chance de agravamento durante a infecção por Covid-19, trazê-los e abordá-los de forma inicial. Cada município vai fazer a triagem desses pacientes e encaminhá-los para o Hospital Regional Dr. Jackson Lago”, disse.

Leia também:

Confira a lista de cidades do Maranhão com casos confirmados de Covid-19

São Luís ultrapassa a marca de 9.000 casos confirmados do novo coronavírus

O médico explicou ainda que o ambulatório não funciona como serviço de urgência. “Não será porta aberta. Os pacientes precisam estar dentro de uma série de critérios e com o encaminhamento carimbado pela triagem. No Regional, o paciente vai ser atendido por profissionais capacitados e, se necessário, irão prescrever medicamentos”, completou o médico Kaio Hortegal.

Ao chegar ao hospital, o paciente passa por criteriosa triagem com enfermeiros e técnicos de enfermagem. Em seguida, o mesmo é encaminhado para consultório médico, onde são solicitados exames laboratoriais e de imagem. Após avaliação dos resultados, o médico orienta se existe necessidade do protocolo medicamentoso, que é disponibilizado no próprio ambulatório. Como parte do protocolo da rede estadual de saúde, a Secretaria de Saúde do município de origem passa a monitorar o paciente que segue em tratamento domiciliar.

Atualmente o Hospital Regional Dr. Jackson Lago conta com 52 leitos de enfermaria-ala amarela e 19 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua.

Ampliação da rede de atendimento

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ampliou a rede destinada ao tratamento ambulatorial e hospitalar dos pacientes com Covid-19, que está distribuída nas cidades de Pinheiro, Santa Inês, Bacabal, Coroatá, Chapadinha, Timon, Presidente Dutra, Balsas, Imperatriz, Peritoró, Barreirinhas, Açailândia, Caxias, Colinas e Timbiras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.