Obras

Exposição "Ser menina" em cartaz no Ministério Público

Trabalhos desenvolvidos no Centro de Ensino Maria José Aragão fazem parte do "Projeto Pare. Pense. Leia!"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Obras são feitas por estudantes de São Luís
Obras são feitas por estudantes de São Luís (menina)

São Luís - Está em cartaz nos espaços de artes do Ministério Público do Maranhão em São Luís, a exposição coletiva “Ser menina”. A mostra reúne obras dos estudantes do Centro de Ensino Maria José Aragão, da Cidade Operária, e da Fundação Justiça e Paz se Abraçarão, produzidas em oficina ministrada pela artista plástica e arquiteta Cláudia Sopas.

A exposição pode ser visitada no Espaço Márcia Sandes, na sede da Procuradoria Geral de Justiça (Av. Prof Carlos Cunha, 3261, Calhau) e no Espaço de Artes Ilzé Cordeiro, no Centro Cultural do MPMA (Rua Oswaldo Cruz, 1396, Centro). Nos dois espaços, a exposição poderá ser conferida até o mês de novembro, tanto de forma presencial quanto virtual.

Os trabalhos desenvolvidos no Centro de Ensino Maria José Aragão fazem parte do “Projeto Pare. Pense. Leia!”, realizado mensalmente com o objetivo de tornar a prática da leitura prazerosa e produtiva e proporcionar a possibilidade de uma leitura crítica do mundo. Foram discutidos desejos, sonhos, descobertas, conquistas, empoderamento, enfrentamento à violência, imposições comportamentais, entre outros temas.

Uma parceria com a Fundação Justiça e Paz se Abraçarão, localizada no bairro da Cidade Olímpica, em São Luís, proporcionou um segundo grupo de obras. As quinze jovens reunidas na oficina, todas moradoras da macrorregião de São Luís, com idade entre 11 e 25 anos, são atendidas pelo projeto Menina Cidadã, focado no empoderamento de meninas, na luta por direitos, arte e cultura e em temas como a pobreza menstrual, uma questão de saúde pública que afeta diretamente a vida escolar das meninas.

DIA DA MENINA

A exposição “Ser menina” faz parte da programação realizada pelo Ministério Público do Maranhão, por meio de sua Escola Superior, em alusão ao Dia Internacional da Menina e ao Dia Estadual da Menina (instituído pela lei n° 11.371/2020, de autoria da deputada Daniella Tema), celebrado no dia 11 de outubro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.