Artes plásticas

Essência da natureza em exposição de arte

Pintor Edymar Santos apresenta a exposição "Manancial de Cores", a ser aberta no próximo dia 30, às 18h30, na Galeria de Arte Silvânia Tamer, no São Luís Shopping

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Edymar Santos pintando um dos quadros da exposição
Edymar Santos pintando um dos quadros da exposição (Edymar Santos )

São Luís - A representatividade do reino animal por meio da exuberante e diversificada fauna amazônica, com toda a explosão de cores que lhe é peculiar, é retratada na exposição “Manancial de Cores”, do pintor Edymar Santos, a ser inaugurada no próximo dia 30 de setembro, às 18h30, na Galeria de Arte Silvânia Tamer, no São Luís Shopping. O artista precisou recolher os pinceis em 2014, em decorrência de um tratamento de saúde. Ele descobriu um tumor no cérebro e teve, inclusive, de reaprender a falar.

No entanto, no ano passado, Edymar Santos, após recuperado, voltou com força total, dedicando-se a uma nova produção artística e apresentando um primoroso estilo inovador, ao trazer para as telas uma coleção inédita de flores, que para ele são a essência da vida. Ele conta que sua recuperação foi obra de Deus. “Deus presenciou o meu sofrimento e me deu forças para recomeçar, inclusive na pintura. É por isso que venho retribuir com esse trabalho focado nas coisas da natureza. Esse retorno tem sido uma terapia para mim”, disse o artista, que contou, também, com a ajuda de um antigo amor.

Aves tropicais, momentos marcantes e singelos da vida na natureza, paisagens bucólicas, a delicadeza dos campos floridos, rios, lagos e a riqueza frutífera que provém do solo revelam, em “Manancial de Cores”, a sensibilidade de Edymar Santos e, ao mesmo tempo, o seu olhar poético sobre as riquezas naturais, como um agradecimento a Deus por estar vivo.

Segundo a marchande Silvânia Tamer, por seu continuado e destacado trabalho no âmbito das artes plásticas, o pintor conquistou vários prêmios e menções honrosas, além de ter sido citado em livros de artes como, entre eles, o “Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas”, “Arte Nordeste”, “100 anos de pintura no Maranhão” e “Álbum dos 40 anos da pintura moderna do Museu Histórico e Artístico do Maranhão”.

“Fiquei muito sensibilizada e, ao mesmo tempo, muito feliz com a excelente recuperação do artista Edymar Santos, que já se encontra em plena atividade. A sua produção com um estilo totalmente inovador traz ao público um trabalho com cores vibrantes e uma temática que reflete toda exuberância da natureza, em que ele retrata a flora e a fauna do pantanal e da Amazônia maranhense”, complementa Silvânia Tamer.

Edymar Santos, conhecido por retratar o folclore maranhense e que agora muda completamente de estilo, nasceu em Monte Alegre (PI), em 15 de fevereiro de 1958. Aos 16 anos, iniciou-se nas artes plásticas, em São Luís, estudando pintura com o artista plástico Ambrósio Amorim. Em seguida, dedicou-se ao estudo da arte em azulejos com o artista húngaro Nagy Lajos. Já amadurecido no campo das artes, em 1980 passou a lecionar serigrafia no Centro de Arte e Comunicações Visuais do Estado. Edymar é considerado pela crítica especializada um exímio artista impressionista, conceituado em arte-educação, gravador, escultor, ceramista, serigrafista e restaurador.

Serviço

O quê

Exposição “Manancial de Cores”

Quando

Abertura dia 30 de setembro, ás 18h30

Onde

Galeria de Arte Silvânia Tamer, no São Luís Shopping

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.