Infraestrutura

Moradores pedem avanço de obra que interliga bairros

Na espera há mais de 40 anos, moradores da Estrada da Vitória pedem por avanço de obra

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Estrada da Vitória recebe obra
Estrada da Vitória recebe obra (Estrada da Vitória)

São Luís – No bairro Sacavém, a Estrada da Vitória, é motivo de reclamação dos moradores há mais de 40 anos. Após a retirada dos antigos trilhos, a via, que se conecta com o João Paulo, Jordoa e Alemanha, nunca foi asfaltada e começou ser ocupada de forma irregular. Hoje, com as residências que interditam a passagem, a interligação entre os bairros foi obstruída. Contudo, recentemente, uma obra do Governo do Estado começou a ser realizada, asfaltando o início da estrada.

Segundo informações do Estado, a revitalização da via está prevista para ser concluída em 90 dias, porém, moradores alegam que ainda não há previsão de avanço para finalmente interligar a via ao João Paulo. A dona de casa Maria das Graças mora há 40 anos em uma casa na via, ela conta que durante essas quatro décadas, vários agentes e engenheiros já passaram por lá prometendo indenização para os moradores que terão as casas retiradas, acordos, etc., mas que nenhuma das propostas da obra teve prosseguimento.

“Moro há 40 anos aqui e eles sempre vem e conversam com a gente. Dizem que vão finalmente asfaltar, que vão ligar a via, que vão indenizar mais de 20 famílias, mas até agora nada. Um engenheiro já veio na minha casa, inclusive, e disse que parte da minha garagem vai ter que ser retirada. No começo até fiquei triste porque é minha casa, que tenho há vida toda, mas a obra é importante, precisamos melhorar essa via. Aqui, por não ter asfalto, os postes de luz estão até com risco de queda durante a época de chuva”, conta.

Assim como Maria, Rose Silva Cutrim mora há 72 anos na região e ainda tem esperança de que a Estrada seja reformada. “Você vê que o asfalto só chega até determinado ponto e então a obra para. Nessa parte aqui da via é sempre assim, os postes tão perto de cair, sempre engarrafa e o asfalto nunca chega. Mas ainda tenho esperança que agora a obra finalmente vai ser realizada. Cerca de 25 famílias já foram indenizadas e vamos poder interligar a via ao João Paulo. Isso vai melhorar muito a situação daqui”, relata.

Contudo, nem os moradores ainda têm esperança da melhora da Estrada. Edmar Martins, aposentado, também já está no local há 5 décadas e conta que já não espera mais pela melhoria.

“Às vezes eu acho que vou morrer e não vou ver essa obra ser realizada. É sempre assim, os tratores param no mesmo lugar e aqui no fim da via continua do mesmo jeito. Espero muito que dessa vez a obra possa prosseguir, mas já não tenho tantas esperanças”, desabafa.

O Estado entrou em contato com o Governo Estadual para obter informações sobre o processo da obra na Estrada da Vitória, contudo, não houve respostas até o fechamento desta edição.

Área de Risco
Devido a falta de asfalto e pavimentação, o local é considerado área de risco em toda época de chuva. Em 2019, conforme matéria de O Estado, de forma colaborativa, os moradores refizeram a parte da via que havia se tornado uma cratera. A população do local é predominantemente idosa e necessita de atenção e de serviços, como ambulância. Mas todos os tipos de veículos ficaram impossibilitados de trafegar no local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.