Dia da Árvore

Parque Botânico Vale doará mudas de plantas em semáforos

Ação faz parte da programação em comemoração pelo Dia da Árvore, 21 de setembro, realizada pelo Parque Botânico da Vale

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Das 8h30 às 12h deste dia 21 de setembro, equipes do parque farão a distribuição em três pontos da cidade
Das 8h30 às 12h deste dia 21 de setembro, equipes do parque farão a distribuição em três pontos da cidade (mudas)

São Luís - O Dia da Árvore surgiu da necessidade de conscientizar a população sobre a sua importância para o meio ambiente e, principalmente, para a vida humana. Por isso, a data vai ser comemorada pelo Parque Botânico da Vale em São Luís com a distribuição de mudas, para levar conscientização e gerar futuras novas árvores para a cidade.

Das 8h30 às 12h deste dia 21 de setembro, equipes do parque farão a distribuição em três pontos da cidade: portaria do Parque Botânico (Avenida dos Portugueses), semáforo em frente ao Corpo de Bombeiros (Rua das Cajazeiras) e semáforo em frente ao museu ferroviário, na Rffsa (Avenida Beira Mar, Centro). Serão distribuídas mais de 700 mudas de espécies, como: açaí, buriti, cacau, ipês, ingás, janaúba, sapoti, cajá, cupuaçu, caju, jatobá.

Na Escola Comunitária Mariana, localizada no Anjo da Guarda, também serão entregues mudas aos alunos, às 9h. Paralelamente, será realizada programação virtual, com contação de histórias para as crianças (Educação Infantil e Fundamental Menor), palestras sobre o Cerrado (Fundamental Menor e Maior) e a palestra “Técnicas de Coleta e Produção de Mudas”, para o Ensino Técnico.

“As árvores são essenciais para a nossa existência, pois produzem oxigênio, contribuem para a biodiversidade, reduzem a poluição do ar e as altas temperaturas. Nós, do Parque Botânico da Vale, sabemos da importância do conglomerado de árvores de espécies variadas que ele é e do quanto contribui para a qualidade de vida, principalmente da área Itaqui-Bacanga. Por isso, faremos esta ação de sensibilização e conscientização, pois é responsabilidade de todos nós a preservação dos recursos naturais e a boa convivência com o meio ambiente”, afirmou Denize Moreno, supervisora do Parque Botânico da Vale em São Luís.

Programação do mês
Ao longo do mês de setembro, o parque está realizando programação virtual, com oficinas, como: “Mini Jardim”, “Plantio na Garrafa Pet Decorada”, “Puff com Pneus”, “Lixeiras feitas de Pet”.
Parque botânico

Inaugurado há 13 anos, o Parque Botânico da capital maranhense está localizado na área Itaqui-Bacanga, situado no Complexo Industrial Portuário de Ponta da Madeira, uma área verde de 100 hectares, o que equivale a 100 campos de futebol.

É um museu vivo, trabalhando valores multiculturais e diversidade de fauna e flora. Foi criado com destinação de realizar educação ambiental, lazer, práticas de exercícios físicos e um contato mais próximo com a natureza. Trata-se de um espaço capaz trazer uma profunda conexão com a natureza, mais qualidade de vida, além de conhecimento e capacitações para a geração de renda à comunidade.

Abriga espécies de fauna e flora, como pau-marfim, pequi, angelim e sumaúma, além de macaco-capijuba, bicho preguiça, tamanduá-mirim e borboleta azul. Um aliado da saúde humana também, pois estudos apontam que árvores e áreas verdes contribuem para o equilíbrio de microclima e a purificação do ar. Isso significa redução do calor, das amplitudes térmicas e da insolação direta.

Logo na entrada do Parque há um orquidário, o primeiro aberto para visitação de São Luís. Possui cerca de 30 espécies e abriga coleções de vários biomas brasileiros, como Catasetum, Galeandra e Epidendrum Nocturnum. Há ainda o viveiro de mudas e o vagão do conhecimento, este destinado à educação ambiental, criado para fortalecer o hábito da leitura, despertando a capacidade de imaginação e criatividade.

Em função da pandemia da Covid-19, o Parque Botânico permanece fechado a visitações presenciais, mas isso não impede que as pessoas possam conhece-lo. Atualmente, é possível fazer um tour virtual pelo local, por meio da plataforma www.visiteavale.com.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.