Capacitação

Porto São Luís promove curso de educação empreendedora para mulheres

Capacitação foi uma iniciativa do Terminal de Uso Privado Porto São Luís para 31 mulheres da comunidade Cajueiro; as aulas teóricas e com dinâmicas de grupo foram ministradas por voluntários da Junior Achievment Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Helder Dantas entregando o diploma do curso para a cabelereira Vanessa, que já tem um salão na comunidade
Helder Dantas entregando o diploma do curso para a cabelereira Vanessa, que já tem um salão na comunidade (Helder Dantas entregando o diploma do curso para a cabelereira Vanessa, que já tem um salão na comunidade)

SÃO LUÍS - Ajudar a acelerar o desenvolvimento social e econômico do Maranhão, começando pela comunidade do seu entorno é um forte propósito do empreendimento logístico portuário TUP / Terminal de Uso Privado Porto São Luís.

E a mais recente ação social promovida com sucesso pelo Porto São Luís foi uma iniciativa inédita, que já está revolucionando a vida das 31 mulheres da comunidade do Cajueiro que participaram do curso “Mulheres Empreendedoras”. A capacitação de 15h sobre noções básicas de empreendedorismo foi ofertada gratuitamente às mulheres da comunidade pelo empreendimento.

As aulas teóricas e com dinâmicas de grupo aconteceram na sede do Porto, e foram ministradas por experientes voluntários da Junior Achievment Maranhão, ONG que é especialista em educação empreendedora com atuação mundial.

Sob o comando da equipe social do Porto São Luís, o curso foi promovido para ajudar a transformar os pequenos negócios da região ou ajudar a quem quer iniciar um trabalho informal para a geração de renda com a criação de novos negócios que supram necessidades de produtos e serviços naquela área e respeitando a vocação da comunidade.

Mundialmente, está comprovado que fomentar o empreendedorismo feminino em comunidades com pessoas em situação de vulnerabilidade é a melhor alternativa de enfrentamento da pobreza e evolução social.

“O Porto São Luís se posiciona como um indutor de desenvolvimento social e foi uma grande satisfação ver o quanto as alunas desse curso estavam motivadas nas aulas. Elas saíram dessa experiência com uma nova mentalidade, e também empoderadas com informações, ferramentas e técnicas que vão ajudar a escalar atividades já existentes, ou começar novos negócios, e consequentemente, melhorar a qualidade de vida de suas famílias”, declarou Helder Dantas, presidente do Porto São Luís, que fez questão de participar da diplomação da alunas para parabenizar e incentivar ainda mais as atuais e futuras empreendedoras.

Às formandas, ele deixou uma mensagem de otimismo e lembrou às alunas que conhecimento é poder. “Acredito muito na força do empreendedorismo e o Porto tem muita alegria em ver que vocês aproveitaram bem essa oportunidade”, disse ele desejando sucesso a todas.

“Queremos manter uma relação de proximidade e com um forte protagonismo social, dentro de uma estratégia baseada no ESG (Meio Ambiente, Social e Governança), promovendo ações próprias e viabilizando outras parcerias, que ajudem a desenvolver a comunidade em geral, e em especial o nosso entorno na região do Cajueiro” completou Helder.

Transformando vidas

Segundo Lívia Candice, da equipe social do Porto São Luís que coordenou esse projeto, as alunas aprenderam questões importantes sobre como criar um plano básico de negócios, como planejar e analisar suas forças e oportunidades, além de analisar questões como preço, produção e definição do público-alvo, onde e para quem vender, e também como divulgar melhor o negócio.

Essa primeira turma contou com donas de casa que não trabalham mas sonhavam em conquistar sua independência financeira, além de mulheres que já possuíam algum tipo de negócio informal, muitos deles realizados de maneira bem intuitiva e sem planejamento adequado. São cozinheiras, doceiras, manicures, cabelereiras, marisqueiras, revendedoras de produtos de beleza e de roupas e donas de casa... Todas com o sonho de trabalhar para crescer e prosperar, e poder proporcionar mais qualidade de vida a suas famílias.

A dona de casa e moradora da Mãe Chica, Simone Cardoso de Almeida foi uma das alunas. Ela tem 43 anos e estava sem trabalhar há um bom tempo, mas sabe cozinhar bem. Ela tinha tempo livre e queria ter sua própria renda, para deixar de depender do marido para tudo. Encontrou nesse curso a motivação e orientação que foram decisivas para iniciar o seu próprio negócio:

“Encontrei aqui tudo o que precisava para começar meu negócio. Resolvi fabricar e vender bolo de pote. No curso vi um vídeo de uma empreendedora que começou do zero e hoje tem uma doceria de sucesso. Eu sempre fazia bolos para o aniversário do meu filho ou de amigos, e era muito elogiada. Esse curso abriu minha cabeça e me deu a força para começar. E também aprendi a organizar melhor as finanças, antes gastava tudo sem planejar. Agora entendo sobre lucro, ponto de equilíbrio e a importância de economizar”, revela super entusiasmada.

Novo negócio

Simone, antes mesmo de concluir o treinamento, já testou o seu novo negócio e ficou animada com a boa aceitação da comunidade. Ela produziu 50 bolos de potes e vendeu tudo rápido, com um bom lucro, e somente para os vizinhos, sem nem sair de casa. E o melhor, todos elogiaram o sabor e a qualidade do produto. A nova empreendedora está empenhada em ampliar o negócio, planejando passo a passo as próximas etapas. Empoderada pelo conhecimento adquirido no curso, ela agradece ao Porto pela oportunidade que mudou a sua vida.

“Estou muito animada. Moro há oito anos aqui e nunca tinha tido uma oportunidade como essa, sou muito grata ao Porto São Luís e acredito que esse empreendimento vai ser muito bom para todos, gerando empregos e também benefícios como esse curso; além de escola, creche e uma delegacia que eles falaram que vão construir aqui. Nossa comunidade é muito esquecida, é bom saber que o Porto vai nos ajudar a melhorar de vida”, disse Simone.

A melhoria de vida imediata após o curso é algo concreto também para a dona Flor de Lys Araújo, marisqueira que antes dessa capacitação não sabia economizar e planejar nem o orçamento familiar, nem as vendas de seu comércio:

“Minha vida já mudou muito com o que aprendi nesse curso. Antes eu era muito desorganizada e agora entendi como é importante ter planejamento e uma economia para o futuro ou para reinvestir na empresa. Já economizei R$ 300,00 ao começar esse curso e estou orientando minha família também. Eu agradeço muito ao Porto São Luís por essa oportunidade que transformou a minha vida. Aprendi como é importante se preocupar com a qualidade no comércio, como conquistar e manter clientes, entre outras coisas que vamos aplicar no nosso pequeno negócio. O Porto está de parabéns por esse curso”, disse Flor de Lys, ao receber com orgulho o seu diploma de conclusão do curso.

Saulo Nunes, diretor Executivo da Junior Achievment Maranhão disse que a participação e a dedicação das alunas foi acima da média:

“As alunas foram muito dedicadas em toda a jornada e os resultados foram transformadores, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Todas estão de parabéns por essa turma ter sido um grande sucesso” avaliou ele.

Saldo positivo

Para a presidente. da ONG Junior Achievment Maranhão / J.A Maranhão, Jaqueline Moucherek, que também atuou como voluntária da turma, o saldo foi mais que positivo.

“O Porto São Luís está de parabéns por incentivar o empreendedorismo, ajudando a despertar habilidades para a geração de trabalho e renda. Aplicar esse programa foi muito gratificante, pois percebemos o grande potencial empreendedor que havia entre as alunas. Muitas vezes tudo o que uma pessoa precisa é só de uma oportunidade como essa para crescer. Desejo que elas acreditem na força transformadora que cada uma possui para trabalhar e prosperar. E que o Porto São Luís siga sendo esse agente de mudança social tão importante”, declarou ela.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.