Espaço adaptado

Unidade de Acolhimento Institucional Residência Inclusiva é entregue

Espaço é destinado a jovens e adultos com deficiência e em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de apoio familiar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Nova Unidade de Acolhimento Institucional Residência Inclusiva
Nova Unidade de Acolhimento Institucional Residência Inclusiva (Unidade de Acolhimento Institucional Residência Inclusiva)

São Luís - São Luís dispõe hoje de uma nova sede para a Unidade de Acolhimento Institucional Residência Inclusiva, espaço da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), destinado a jovens e adultos com deficiência e em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de apoio familiar. O novo espaço é adaptado e conta com equipe multidisciplinar do Município para fornecer todo o atendimento necessário aos acolhidos.

A nova sede fica localizada no bairro Olho d’Água e conta com área de convivência interna e externa, terraço, sala de estar, quatro suítes, cozinha, refeitório, banheiro social e área de banho. Todas as dependências são adaptadas para garantir acessibilidade e dar o máximo de independência aos acolhidos. As readequações na estrutura física da casa onde a unidade foi implantada foram feitas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Estrutura
A Unidade de Acolhimento Institucional Residência Inclusiva conta com uma área total de 2 mil metros quadrados, sendo 330 metros quadrados de área construída, com rampas e acessos adequados à circulação dos acolhidos. Em comparação à antiga sede o novo espaço se destaca por dispor de uma ampla área livre, que permite a realização de atividades recreativas, fisioterápicas e de lazer, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade de vida dos acolhidos.

Entre outras melhorias estruturais estão a maior quantidade de banheiros, todos com adequação para pessoas com deficiência; setor administrativo independente com ar-condicionado; ampliação do almoxarifado, cozinha, refeitório e área de medicação; espaço adequado para a implantação da hortoterapia, além de outros.

A Unidade de Acolhimento Institucional Residência Inclusiva presta atendimento de forma ininterrupta (24h), conta com cuidadores 24h e equipe multidisciplinar formada por psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, além de cozinheiros e zeladoria.

Residência Inclusiva
A Residência Inclusiva é uma unidade que oferta Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar, em sintonia com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.

De acordo com a tipificação, a unidade tem a capacidade de receber até 10 jovens e adultos com deficiência ou em situação de dependência. Atualmente, a residência tem nove acolhidos. Entre eles, Michele Rodrigues Costa, 30 anos, que vive na unidade de acolhimento há 3 anos. “Gostei muito do novo espaço porque ele é totalmente adaptado e é muito melhor para a nossa locomoção. Eu consigo me locomover por todos os espaços, incluindo o jardim, que é lindo. E a gente ainda tem a brisa que vem do mar”, comentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.