Mortes nas vias

17 pessoas morreram em acidentes de trânsito na Ilha de julho a agosto

Somente no mês passado, foram sete óbitos no trânsito da Região Metropolitana de São Luís, enquanto o ano de 2020 registrou um total de 88 mortes, apresentando média de sete casos por mês

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Acidentes de trânsito com mortes são registrados  na Ilha
Acidentes de trânsito com mortes são registrados na Ilha (acidente)

São Luís - Acidentes de trânsito continuam resultando em mortes na Grande Ilha, assim como em todo o Maranhão. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), de julho a agosto deste ano, 17 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito ocorridos na Região Metropolitana de São Luís; a população adulta foi maioria das vítimas. No ano passado, o registro foi de 88 óbitos na Ilha, uma média de sete casos por mês.

Os dados da SSP também mostram que apenas em agosto ocorreram sete mortes no trânsito da Ilha. Entre os casos, quatro foram tipificados como atropelamento e três como colisão. Segundo a polícia, um dos registro foi durante a madrugada do último dia 30, na MA-201, conhecida como Estrada de São José de Ribamar, no povoado Laranjal, que resultou na morte de Fabiano Sousa Novais, de 45 anos e cinco pessoas ficaram feridas gravemente.

O registro de mortes no trânsito na Região Metropolitana de São Luís foi ainda maior em julho, com 10 óbitos. Foram sete casos de colisão, dois atropelamentos e um registro de capotamento de veículo. Um dos casos ocorreu no período da manhã do dia 19, no Calhau, que resultou na morte do empresário Luís Carlos José Cavalcante dos Santos, de 60 anos.
Na tarde do dia 28 de julho, ocorreu um acidente de trânsito, no bairro Cohab-Anil I, com a morte de um motociclista Felipe Diniz Rodrigues, de 36 anos. A polícia informou que um veículo, não identificado, colidiu na motocicleta Honda Fan vermelha, conduzida pela vítima.

Na colisão, o jovem perdeu o controle do veículo, colidiu com um poste e caiu na via. Em seguida, ele foi arrastado, por alguns metros, por um caminhão, e morreu no local. Segundo a polícia, nenhum dos motoristas envolvidos no acidente parou para prestar socorro ao motociclista. O caso é investigado pela Delegacia de Acidente de Trânsito (DAT), no Centro.

Pontos de acidentes
Uma pesquisa feita pelo Observatório do Trânsito no Maranhão (OBTMA) destacou cinco pontos da Grande Ilha, onde há o maior risco de acidente de trânsito, com histórico de ocorrências com mortes.
Um dos locais foi a rotatória em frente a um shopping, localizado na Avenida dos Holandeses, no bairro Calhau, e foi intitulado pela OBTMA como a “Rotatória da Morte. Este ponto é uma rodovia estadual MA-203 e já aconteceram mais de 20 acidentes graves nos últimos cinco anos.

O segundo ponto, de acordo com o OBTMA, é o de encontro entre as vias Quarto Centenário e Avenida dos Franceses, próximo ao Hospital da Criança, no bairro Alemanha. Ele foi denominado como a “Alça da Morte” e já houve o registro de oito acidentes com mortes nos últimos cinco anos.

Os outros pontos destacados pelo Observatório foram a Via Expressa, trecho de ligamento entre a Avenida Carlos Cunha e Avenida Daniel de La Touche; o trecho de acesso à Ponte Bandeira Tribuzi, no bairro Jaracati, onde há históricos de acidentes, inclusive, com óbitos; e a Ponte Marcelino Machado, localizada na BR-135, no sentido Bacabeira/São Luís, envolvendo, principalmente, erros de condutores.

SAIBA MAIS

Dados do Detran-MA mostram que em 2020 foram cometidas 297.435 infrações, por condutores de veículos, no Maranhão. Em São Luís, foi registrado o total de 227.158 infrações nas vias de trânsito urbano; excesso de velocidade de 20% a 50% acima do permitido foi a infração mais cometida. Neste ano, 93.769 motoristas já foram multados em razão de terem cometido atos ilegais no trânsito de São Luís.

Pessoas que perderam a vida durante acidentes de trânsito na Ilha durante julho a agosto deste ano na Grande Ilha

  • Dia 3 de julho: Luís Gonzaga Dias Carneiro Filho, de 29 anos, no Bequimão
  • Dia 4 de julho: José Mendes Ferreira Filho, de 54 anos, no Recanto Vinhais
  • Dia 9 de julho: Lélio Kledson Martins dos Santos, de 41 anos, na MA-201, no Rio São João, em Paço do Lumiar
  • Dia 17 de julho: Victor Alfonso Lopez Rincon, de 32 anos, na Maiobinha, em São José de Ribamar
  • Dia 19 de julho: Luís Carlos José Cavalcante dos Santos, de 60 anos.
  • Dia 27 de julho: Raimundo Nonato Pouso de Oliveira, de 40 anos, no Maiobão, em Paço do Lumiar
  • Dia 28 de julho: Jailson Nascimento Ferreira, de 37 anos; Nataniel Pimenta Santos, de 31 anos, na Vila Maranhão; Felipe Diniz Rodrigues, de 36 anos, no Cohab-Anil I
  • Dia 30 de julho: José Carlos Silva, de 61 anos, no Centro
  • Dia 4 de agosto: Maria Antônia Araújo Nascimento, de 73 anos, no Maiobão, em Paço do Lumiar; Laércio Ferreira dos Reis Filho, de 28 anos, no Araçagi, em São José de Ribamar
  • Dia 14 de agosto: Maria Raimunda Lavoura de Sousa, de 57 anos; dois adolescentes, no Apicum
  • Dia 19 de agosto: Domingos Gonçalves de Morais, de 52 anos, na Maiobinha, em São José de Ribamar
  • Dia 30 de agosto: Fabiano Sousa Novais, de 45 anos, na MA-201, no povoado Laranjal, em São José de Ribamar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.