Distribuição da vacina

Maranhão recebeu 640.150 doses de vacinas nos últimos sete dias

Em quase oito meses de campanha, o Maranhão já recebeu mais de 7 milhões de doses e aplicou mais de 4 milhões dessas doses; segundo o LocalizaSUS, 29,13% da população do estado teve sua cobertura completa

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Na segunda-feira, 23, a Secretaria de Saúde recebeu novos lotes das vacinas Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca
Na segunda-feira, 23, a Secretaria de Saúde recebeu novos lotes das vacinas Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca (vacina)

São Luís - Dados divulgados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que em uma semana, de 20 a 27, o Maranhão recebeu do Ministério da Saúde 640.150 doses de vacinas contra a Covid-19. No total, desde janeiro, o Maranhão já recebeu 7.232.820 doses e distribuiu para os municípios 6.333.489 doses, entre a primeira e a segunda.

De acordo com o SUS, o repasse das vacinas para os municípios é de 87,6%. Esse repasse acontece apenas quando os municípios têm pelo menos 85% das aplicações das doses. Durante a segunda-feira, 23, O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu novos lotes das vacinas Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca.

Foram 228.020 doses de imunizantes, sendo 56.600 doses de CoronaVac, 59.670 doses de Pfizer e 111.750 doses da AstraZeneca, para dar continuidade à vacinação contra a Covid-19 nos municípios maranhenses. As doses foram encaminhadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, vinculada a SES, responsável pela distribuição dos imunizantes.

“É importante destacar que os municípios que já alcançaram a faixa etária de 18 anos ou mais com a vacina Pfizer poderão começar a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos, conforme acordado na última sessão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada no início deste mês”, explicou a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira.

Ainda de acordo com os dados do SUS, 29,13% da população total do Maranhão teve sua cobertura vacinal completa, contudo, para conter o vírus, o ideal é que pelo menos 70% da população tenha completado todo o ciclo da vacinação.
Para a distribuição, a SES conta com a parceria do Centro Tático Aéreo (CTA), que faz o transporte das vacinas com o uso de helicópteros e avião, e da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. Para o transporte das vacinas também são utilizadas vans refrigeradas.

Capital da vacinação
Destaque nacional na aplicação de doses, a capital maranhense foi a que mais recebeu vacinas esses últimos oito meses. São Luís já recebeu da Secretária de Estado da Saúde 1.448.603 doses e aplicou 1.106.311, sendo o único município no Maranhão que já passou da marca de um milhão de vacinas aplicadas.

Devido essa aceleração da imunização, além de ter sido a primeira cidade brasileira a vacinar adolescentes e crianças de 12 a 17 anos, também é a primeira cidade a iniciar o reforço da vacina com a terceira dose.
Iniciada na última quinta-feira (26), em São Luís, com a aplicação da dose de reforço, da vacina Pfizer, em 142 idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos, residentes nas oito em instituições de longa permanência da capital, das redes pública e privada. Na sexta-feira (27), idosos com 90 anos ou mais, começaram a ir aos nove postos de vacinação contra a Covid-19, em São Luís, para obter a terceira dose do imunizante.

Em nota a O Estado, a Secretaria Municipal de São Luís (Semus) informou que posteriormente, outros públicos serão incluídos na aplicação da dose de reforço e o calendário específico será divulgado nos canais oficiais da Prefeitura. Ainda no período da tarde, porém, foi divulgado nas redes da Prefeitura de São Luís, o chamamento para idosos de 90 anos ou mais, para irem tomar a terceira dose do imunizante em um dos nove postos espalhados em São Luís.

Devem receber a terceira dose os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses, ou seja, já tomaram as duas doses recomendadas, até o mês de março. No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose para receber a terceira. Pessoas de qualquer idade poderão buscar a dose de reforço.

São considerados imunossuprimidos pessoas que vivem com HIV, em tratamento de câncer ou quem passou por transplante, por exemplo. O calendário de reforço dos demais idosos e pessoas imunossuprimidas será divulgado, em breve, nos canais oficiais da Prefeitura de São Luís nas redes sociais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.