Resistência e Tradição

Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito lança seu primeiro CD neste domingo (08)

"Resistência e Tradição" é o primeiro CD do grupo, e está sendo lançado pela distribuidora francesa Believe, em parceria com o selo Zabumba Records, e estará disponível em mais de 250 lojas digitais

Com informações da Assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(Grupo Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito)

São Luís – E para os amantes dos ritmos maranhenses, está sendo lançado neste domingo, 08, o CD “Resistência e Tradição”, primeiro álbum do grupo Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito.

Gravado e mixado no estúdio Zabumba Records, em São Luís, o disco traz dez faixas, com toadas compostas por Alcelino Amorim (Ciloca) e Luís Augusto (Lulu). A concepção e direção-geral é de Adriano Andrade.

“É um momento muito especial para o nosso grupo, um projeto antigo que com muito esforço só agora pôde ser concretizado, e uma alegria imensa em poder divulgar o tambor de crioula do Maranhão para todo o mundo”, diz Adriano.

O disco está sendo lançado pela distribuidora francesa Believe, em parceria com o selo Zabumba Records, e estará disponível em mais de 250 lojas digitais.

Saiba mais

Criado, em 1970, na cidade de Cajapió, como promessa de Raimundo Fonseca, e passado para as mãos de sua filha, Maria da Conceição Fonseca, na década de 1980, o Brinquedo de São Benedito tem sede atualmente, em São Luís, no bairro Bom Jesus.

Coordenado, por Adriano Andrade e pelo cantador Alcelino Amorim, a brincadeira mantém o legado deixado pela família Fonseca e a tradição dos tambozeiros da Baixada Maranhense.

Em 2020, o grupo foi selecionado em diversos editais culturais, como o Pátio Aberto, Conexão Cultural, Prêmio Funarte RespirArte; Fomento de Culturas – Lei Aldir Blanc, com o Projeto Encontro de Grupos de Tambor de Crioula das Comunidades Quilombolas de Bequimão, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão.

O grupo concorreu nacionalmente e foi selecionado pelo Ministério do Turismo e Vale S.A, com o projeto Encontro de Grupos de Tambor de Crioula das Comunidades Quilombolas do Maranhão em 2021; entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.