Logística

São Luís sediará o Fórum Regional Nordeste Export 2021

Evento visa discussões sobre temas relevantes e que tragam contribuição para todo o setor logístico portuário nacional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(forum)

A capital maranhense sedia de 2 a 3 de agosto, o Fórum Regional Nordeste Export 2021, um dos cinco eventos programados pelo Brasil Export para este ano, espaço multisetorial e permanente de debates, reunindo os principais nomes da cadeia de valor da infraestrutura portuária, do agronegócio e das operações logísticas.

O fórum terá transmissão online para todo o Brasil, via plataforma Zoom. Desse modo, a participação no evento será totalmente digital privilegiando a segurança e saúde de todos os envolvidos.

Como evento referência do setor, e agora com presença massiva no ambiente virtual, o fórum mantém interlocução com autoridades e representantes das principais instituições públicas e privadas no país.

A programação é definida pelo Comitê Técnico Orientador, que reúne as principais lideranças e especialistas do setor de logística e infraestrutura portuária. Esse modelo, mais uma vez, irá garantir um amplo e abrangente centro de discussões com temas relevantes e que tragam contribuição para todo o setor logístico portuário nacional.

De acordo com a programação, os organizadores, conselheiros, patrocinadores e autoridade credenciadas se deslocarão às 8h30, de segunda-feira, 2, do hotel Blue Tree Towers com destino ao Porto do Itaqui, onde haverá uma visita técnica presencial.

O início da transmissão online para os inscritos no fórum ocorrerá somente às 11h, com a realização do painel “Painel online “Rodovias+Brasil”, parceria do Brasil Export com a Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT).

Às 14h, o presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos, o presidente do Conselho do Nordeste Export, Aluísio Sobreira, e o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, darão boas-vindas aos participantes do Nordeste Export 2021.

Em seguida, às 15h10, ocorrerá o Painel 1: “Perspectivas do desenvolvimento do mercado da navegação de cabotagem e conexões marítimas infraregionais”.

Oficialmente, o evento será aberto em cerimônia solene às 18h, seguido de palestra com o Secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Segundo dia

No dia 3 de agosto, a transmissão online terá início às 8h30, com o Painel 2: “Realidades e perspectivas do transporte ferroviário no Nordeste”, com apresentação e moderação de Luiz Raimundo Azevedo (Conselheiro do Nordeste Export) e Helano Pereira Gomes (Conselheiro do Nordeste Export), respectivamente, e palestra de Marcello da Costa, secretário Nacional de Transportes Terrestres.

Outro painel interessante é de Clusters logísticos, ZPEs e hubs aeroportuários, programado para as 11h30, que terá entre os debatedores do presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), Helson Braga.

Ele vai apresentar “O Novo Marco Legal das ZPEs”, explorando o conteúdo e as oportunidades que se abrem para o desenvolvimento do Nordeste, a partir da publicação da Lei 14.148/2021. Ao final de outros painéis, às 19h20 haverá a leitura da Carta do Nordeste Export 2021.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.