Tóquio

Seleção brasileira feminina de Handebol tem dois jogos decisivos

Equipe da maranhense Ana Paula tem três pontos nos Jogos Olímpicos de Tóquio e neste sábado joga contra a Suécia, e no domingo, contra a França, para confirmar sua classificação para as quartas de final da competição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Seleção brasileira feminina de Handebol vai em busca de vitórias contra  Suécia e França para garantir a classificação
Seleção brasileira feminina de Handebol vai em busca de vitórias contra Suécia e França para garantir a classificação (Seleção brasileira feminina de handebol)

Tóquio -


TÓQUIO - A seleção brasileira feminina de Handebol volta à quadra neste fim de semana nos Jogos Olímpicos de Tóquio, quando enfrentará no sábado, 31, às 4h15 (horário de Brasília), a Suécia, e no domingo, 1º, às 23h (horário de Brasília), em busca da classificação para as quartas de final. A maranhense Ana Paula é o grande destaque da equipe.

Além de Suécia e França, integram o grupo (B) do Brasil, a Rússia, Hungria e Espanha. Pelo regulamento, os seis times jogam entre si, e os quatro primeiros avançam às quartas de final.

Na estreia, o Brasil empatou com a Rússia, atual campeã da modalidade, por 24 a 24. as meninas do Brasil começaram bem, abrindo o placar com Larissa, mas depois o jogo equilibrou e as russas terminaram a primeira etapa da partida com a vantagem de 14 a 12. Na volta do intervalo, o protagonismo do jogo se dividiu entre Babi e Bruna de Paula. Bruna marcou sete gols e quebrou as linhas de marcação da seleção rival com seus dribles de um contra um. Os 12 gols marcados pelo Brasil no segundo período contribuíram para que as brasileiras chegassem a um empate em 24 a 24, placar que garantiu um ponto para ambas as equipes.

O segundo jogo da seleção brasileira feminina de Handebol foi contra a Hungria, partida que venceu por 33 a 27, marcando sua primeira vitória nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e chegando a três pontos no grupo B, contando com o empate com a Rússia.

Já na terceira partida, o handebol feminino brasileiro conheceu sua primeira derrota, diante da Espanha, por 27 a 23. A seleção brasileira dominou boa parte do primeiro tempo, mas a partir dos 20 minutos viu as espanholas encaixarem o jogo. Um dos pontos principais para o resultado final foram muitos arremessos cara a cara, principalmente com as pivôs, que acabaram ficando na goleira Silvia Navarro.

Após os 15 primeiros minutos, a seleção vencia por 7 a 5, ficando na frente o período inteiro. Bruna fazia uma ótima partida, com três gols, e o Brasil se manteve calmo mesmo durante uma exclusão de dois minutos de Tamiris. Na sequência da primeira etapa, a dinâmica mudou um pouco. A Espanha empatou em 10 a 10, após dois erros de ataque do Brasil. O time europeu estava na frente com 12 a 13 quando, no último segundo, Larissa arremessou um "foguete".

No segundo tempo, a Espanha conseguiu abrir quatro gols nos primeiros minutos, e manteve a frente do placar. Em alguns momentos, o Brasil até conseguia trazer a vantagem para dois gols, mas as europeias logo abriam novamente. Faltando 16 minutos, mais um gol de Bruna, em arremesso da linha de nove metros, e uma defesa de Babi colocaram o time novamente no jogo: 21 a 20.

A atleta número 10 da seleção espanhola, Elisabet Cesario foi expulsa da partida, mas o Brasil não aproveitou o momento, e a Espanha voltou a ter tranquilidade no placar, conseguindo três gols pra fazer 24 a 20. A diferença foi mantida até o final, com o placar de 27 a 23.

Apesar do resultado, a Seleção Brasileira segue na zona de classificação para as quartas de final, tendo que superar ainda as equipes da Suécia e da França.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.